Home Legislação Alunos Do 11º Ano Vão Ter Aulas Presenciais De Disciplinas Que Não...

Alunos Do 11º Ano Vão Ter Aulas Presenciais De Disciplinas Que Não Têm Exame Este Ano

12240
6

Passou despercebido e a maioria da comunidade escolar julga que os alunos de 11º e 12º ano só terão aulas presenciais às disciplinas que têm exame.

Sim e não.

Se no caso do 12º ano não existe qualquer dúvida, para os alunos do 11º ano a situação não é assim tão linear. Reparem o que diz o ponto 1 do artigo 3º do Decreto-Lei 14-G/2020.

O artigo fala em disciplinas, não fala em ano. Sendo assim, a esmagadora maioria das disciplinas dos alunos do 11º ano têm exame final, apesar de algumas serem só no 12º ano, como é o caso das disciplinas trianuais.

Acrescento que esta questão foi levantada nas reuniões entre diretores e o secretário de Estado João Costa, tendo sido confirmada pelo próprio.

Todos sabemos que por norma, as turmas mais numerosas do Ensino Secundário são as turmas de 11º ano, esta obrigatoriedade se se confirmar, tendo em conta o ponto 4 do mesmo artigo, pode criar dificuldades significativas às escolas. E se existem escolas que têm apenas algumas turmas de 11º e 12º ano, outras porém, estão carregadinhas e tal como esclarece o Artigo 3º, esta medida é extensível a outros cursos.

Até sair e se sair nova legislação, esta é a realidade para as escolas e para os alunos.

6 COMMENTS

  1. E há outro detalhe, não esclarecido, uma vez que há 23 disciplinas com exame nacional, e que se podem constituir como provas de ingresso (segundo o guia nacional de exames de 2020), qual a disciplina excluída, pois o ministério refere 22 disciplinas?
    Será o inglês, dos 10º e 11º anos, uma vez que, apesar de haver exame nacional disponível (550) válido para todas as valências, este exame não é exigido para conclusão da disciplina (70%, 30%)?

  2. Isto deve ser lido no contexto de que só há exames nacionais para efeitos de acesso ao ensino superior.

  3. O PLNM não consta da lista dos exames nacionais que satisfazem Provas de ingresso. Excluindo, então, o PLNM, e contando com o Mandarim (848) e o Português Língua Segunda (138), exclusivamente para alunos com surdez, são 23 exames nacionais. Todos eles, exceto o Inglês (550) podiam ter a componente, para o aluno interno, de servirem para a aprovação na disciplina com a percentagem de 30%.
    Portanto, continuo com a dúvida. O Inglês (550) pode servir como PI e/ou para a aprovação mas sem essa tal ponderação que existia antes das novas regras devido à COVID-19

  4. Por essa lógica também o 10°ano teria que voltar, por exemplo nas disciplinas de Físico – Química e Biologia e Geologia, visto terem exames finais no ano seguinte.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here