Home Escola Alto rendimento desportivo e sucesso escolar. Uma simbiose possível!

Alto rendimento desportivo e sucesso escolar. Uma simbiose possível!

509
0

Foi dado um passo importante para melhorar a simbiose entre o desporto de alto rendimento e a escola. Por experiência própria, sei que muitas vezes existe uma certa aversão ou mesmo incompreensão por parte de alguns professores, para com alunos que participam em atividades desportivas. Veja-se o caso do desporto escolar…

A prática da atividade física traz benefícios ao sucesso educativo pelos princípios que são assimilados durante os treinos e provas. Felizmente que já são muitos os pais que fazem questão em colocar os seus filhos em atividades desportivas depois das aulas, apesar destes mesmos pais desvalorizarem tantas vezes a disciplina de Educação Física, algo que foi tão visível na contestação do seu regresso à média de acesso ao Ensino Superior.

Esforço, sacrifício, solidariedade, trabalho de equipa, cumprimento de regras, etc, são apenas alguns dos valores que os atletas adquirem rapidamente e que transferem para as suas práticas escolares e relações entre pares.

Numa escola e sociedade que está cada vez mais violenta e indisciplinada, apostar no desporto como moderador de comportamentos seria seguramente uma boa aposta. Mas para isso é preciso reconhecer os seus benefícios, o que será difícil enquanto tantos passam o tempo a discutir se foi ou não penálti e capas de jornais vomitam o veneno de dirigentes ignorantes, parasitas e promíscuos. Portugal tem uma falta de cultura desportiva que não se coaduna com um país europeu e em pleno século XXI.

O governo que devia por um fim a isto, prefere ignorar. Desvalorizando a má educação que vai passando para os mais novos.

As condições que agora são dadas a quem estuda e pratica desporto de rendimento, e já agora aos treinadores dos nossos olímpicos e paralímpicos, é uma lufada de ar fresco, uma pedrada no charco da ignorância desportiva.

Falta agora centrar a atenção no 1º ciclo que há décadas é ignorado no que à atividade física diz respeito.

 

Alta competição e estudo “é como ter um trabalho fora da escola”

Professores-treinadores olímpicos e paralímpicos com redução de horário

O direito a ser fisicamente activo

(Público)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here