Home Observatório ComRegras Ainda ecos do estudo ComRegras

Ainda ecos do estudo ComRegras

89
0

O Meu Quintal

(Paulo Guinote)

O ComRegras divulgou um estudo sobre a indisciplina com dados interessantes e obviamente úteis. Claro que isto deveria ser feito pelo ME, sem filtragens por Observatórios clientelares, pois tem na sua posse uma imensidão de dados que são regularmente despejados pelas escolas nas sua base de dados. Também é claro, por amostras lacunares a que acedi no passado, que muita desta informação depende das políticas escolares de gestão da indisciplina. Em particular de metas de redução administrativa da indisciplina ou, como ainda infelizmente acontece, do receio de parecer mal e, por isso, cosmetizar a realidade.

O Alexandre está de parabéns, é um primeiro passo independente, mas precisamos de mais dados e, em especial, de perceber se é possível uniformizar as situações de escolas e agrupamentos que lidam com estas situações de forma muito diversa.

Anabela Magalhães

O 1º Estudo Sobre Indisciplina em Portugal, atendendo a dados fornecidos por 38 escolas e agrupamentos deste país, foi realizado pelo Alexandre Henriques, editor do blogue ComRegras e contou com o apoio da ANDAEP. É um importantíssimo instrumento de trabalho que servirá para análise e reflexão e até para ajustamentos, digo eu, em escolas e agrupamentos que ainda não encaram este problema da indisciplina agarrando o touro pelos cornos.
Dada a extensão do estudo, partilho apenas as suas conclusões, solicitando aos meus leitores que cliquem aqui para acederem ao documento completo.
Resta-me agradecer ao Alexandre a partilha de tão importante documento para a nossa prática lectiva.

Professores Lusos

(Ricardo Montes)

Comentário: O Alexandre Henriques produziu aquilo que considero um estudo útil e que contrasta com os estudos inúteis que confirmam o que já há muito sabemos e que – regra geral – não acrescentam rigorosamente nada às conclusões entretanto obtidas empiricamente por anos de experiência profissional.

De leitura (altamente recomendada)!

Bravio

(Luís Costa)

Trata-se de um interessantíssimo estudo levado a cabo pelo meu amigo Alexandre Henriques, editor do ComRegras. É, na verdade, o lançamento da primeira pedra para o nascimento de um observatório nacional da indisciplina nas escolas, o verdadeiro cancro do ensino, atualmente.

Sinto-me “obrigado” a dizer um punhado de palavras sobre o tema, pegando nele à minha maneira. Se, no fim de semana, conseguir vir à superfície para respirar um pouco…

Correntes

(Paulo Prudêncio)

A notícia do Expresso sublinha que a Finlândia é “um país sem exames nem inspecção, em que as mudanças só acontecem de 10 em 10 anos, em que todos participam e em que a expressão-chave é a confiança nos professores”. Nem por acaso, um dos editores do blogue “ComRegras” (muito dinâmico nestes primeiros 15 meses), o Alexandre Henriques, informa que o seu trabalho de investigação sobre a indisciplina escolar atingiu o momento mais mediático da história do blogue.

 

E é isto.

Por cá é a indisciplina escolar, a desconfiança enraizada, a inabilidade na educação, a sociedade ausente, a escola a tempo inteiro, a discussão à volta de mais ou menos prova para “disciplinar” crianças e uma “apatia” na participação democrática. O que levamos de milénio (onde até ministros se acharam providenciais e plenipotenciários) instituiu o modismo taylorista, exportado pelos EUA para o Japão no inicio do século passado: um pensa e muitos executam; por cá acrescentaram-se os programas informáticos (software) de empresas comerciais (outsourcing), em “parceria” com programas de avaliação externa anteriores à sociedade da informação e do conhecimento, a dirigir os modelos organizacionais. E depois queremos mais mobilização e menos “saturação e fuga” (burnout) dos profissionais.

Blogue DeAr Lindo

(Diana Souza)

Contributo do site ComRegras para uma reflexão urgente.

Obrigado a todos e vamos continuar a trabalhar 😉

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here