Home Escola Agrupamento de Escolas do Freixo terá um calendário escolar com 2 semestres

Agrupamento de Escolas do Freixo terá um calendário escolar com 2 semestres

8205
3

É a primeira alteração ao calendário escolar de que tenho conhecimento, na qual se eliminam os tradicionais 3 períodos que passam a 2 semestres. A autoria é do Agrupamento de Escolas do Freixo, aproveitando a liberdade de pertencer ao Projeto-piloto de Inovação Pedagógica (PPIP).

Mas esta alteração traz também algo diferente, as interrupções letivas. Se repararem, existe mais pausas ao longo do ano, essenciais para evitar um clima de saturação entre professores e alunos, alunos e professores. E não me venham com a história de que os pais não têm solução para os filhos, se arranjam soluções para o verão, também vão arranjar solução  para estas pequenas pausas…

O calendário escolar vigente, tem a meu ver desvantagens relativamente a esta nova proposta:

  • a dimensão dos períodos não é homogénea – o 1º muito longo e o 3º muito curto;
  • existem mais reuniões e todo o trabalho inerente às ditas;
  • quando são marcadas reuniões intercalares, estas são normalmente muito próximas das reuniões de avaliação, ficando com a sensação que estamos a trabalhar em duplicado;
  • faltam pausas que permitam dosear a carga/intensidade escolar.

A única coisa que não me agrada é se o horário de saída das 17:55 inclui os alunos do 1º ciclo, acho que é muito tarde…

De resto, louvo a coragem de pensar e fazer diferente, principalmente quando as alterações parecem trazer mais benefícios do que prejuízos.

3 COMMENTS

  1. Parabéns ao AE do Freixo pela elaboração e aplicação deste calendário melhor para todos! Certamente servirá de exemplo para outros agrupamentos!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here