Home Concursos A vinculação de professores contratados vai aumentar!?

A vinculação de professores contratados vai aumentar!?

218
2

Estou na dúvida se questiono ou se o afirmo…

engravatado-de-binoculosTudo aponta para um grande concurso durante esta legislatura e com entrada significativa de professores contratados aos tão desejados quadros. Isto se os sinais de alarme que já soam na Alemanha não trouxerem de volta a Troika…

Para 2018 está prevista a reforma dos professores com 40 anos de serviço ou mais – até se fala na reforma com 36 anos de serviço -, quando chegarmos a 2018 não serão apenas alguns, será uma “talhada” significativa dos professores no ativo.

Além disso, temos o aumento do número de horas de direção de turma, o professor tutor, a prometida redução do número de alunos por turma e a implementação do projeto para o sucesso educativo com dinheiros europeus. Se implementados em força, haverá um aumento do número de professores e estarão criadas as condições para mais vinculações.

Mas os ziguezagues na política são conhecidos, e ainda há bem pouco tempo a distribuição do crédito horário deixou dúvidas no ar quanto à sua dimensão.

Fala-se, como se falou há uns meses atrás de um novo modelo de recrutamento de professores. Tudo o que não seja o fim da norma travão, que pelos vistos voltou a fazer das suas, ou um concurso por lista de ordenação baseada na nota de saída da faculdade e tempo de serviço, criará um pequeno tremor de terra lá para os lados da 5 de outubro. É que se há matéria em que os professores são muito sensíveis são os concursos, pelo simples motivo que decide a sua estabilidade financeira, familiar e consequentemente emocional.

Mas todas estas teorias ou promessas, de nada vão servir se não abrirem a torneira das colocações para finalmente, repito finalmente, darem sangue novo às escolas.

Este ano entraram 100 professores para os quadros… 100… uau…

Na minha escola quando lá cheguei há 10 anos, éramos mais de 100 professores, hoje somos pouco mais de 50… realidades…

Basta de promessas!

Novo modelo de recrutamento de professores discutido a partir de Outubro

(Natália Faria)

“Norma travão” deixa fora dos quadros professores com 16 e mais anos de serviço

(Natália Faria)

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here