Home Notícias A solução da CONFAP para a greve às avaliações são… os contratos...

A solução da CONFAP para a greve às avaliações são… os contratos de associação

716
4

Eu sou pai e este senhor só pode estar a atravessar uma fase difícil que lhe tolda o pensamento, infelizmente anda a falar em meu nome e a dizer umas barbaridades que só lhe ficam mal…

Se julga que os alunos ficarão mais salvaguardados com contratos de associação, força! Mas não se esqueça, terá de construir umas dezenas de escolas, terá de ignorar os estudos que apontam que os alunos mais bem preparados para o Ensino Superior são os da Escola Pública, e terá de abrir os cordões à bolsa,  pois se não concorda com a valorização da carreira docente e natural injeção financeira, onde é que vai arranjar dinheiro para que o Estado pague a escolas privadas enquanto as escolas públicas ficam às moscas?

Como disse, este senhor deve estar a passar uma fácil difícil…

Alexandre Henriques

O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascensão, não poupa críticas à greve às avaliações, que considera “só prejudicar os alunos”, e avisa que se os docentes não repensarem a sua estratégia de luta os encarregados de educação irão reagir. Provavelmente através da defesa de alternativas à escola pública, como a chamada livre escolha da escola e o reforço dos contratos de associação, fortemente condicionados há dois anos pelo atual governo.

“Pensaremos bem na forma de os pais fazerem greve a uma escola que os trata mal”, avisa. “E provavelmente teremos de exigir ao governo – não nos impondo uma escola pública, como a que nos impôs há dois anos – que nos permita escolher uma escola que responda às nossas necessidades”.

A defesa dos contratos de associação, considera, é a reação inevitável a formas de luta dos professores que, defende, se repetem “todos os anos” e estão “a atacar o coração do processo de aprendizagem” dos alunos.

“É para onde nos estão a empurrar”, confirma. “O governo tem de rever a questão dos contratos de associação. Não vale a pena ter um sistema público de educação que está em permanente revolução. O primeiro direito é o das crianças. Não podemos estar permanentemente nesta instabilidade”.

A Confap, cujo conselho executivo reuniu hoje e emitiu um comunicado reiterando “o desejo de que os direitos das crianças e dos jovens sejam respeitados”, criticou ainda a Confederação Nacional Independente de pais e Educadores (CNIPE), a outra confederação de associações de pais do país, que acusou de “desonestidade intelectual” ao afirmar que a greve dos docentes defende os interesses dos alunos. Jorge Ascensão acrescenta mesmo que vários dirigentes dessa organização “são professores” e é nessa condição que formulam as suas posições.

Fonte: DN

4 COMMENTS

  1. Declaração absolutamente miserável e que diz bem da democracia de certas instituições particulares: direitos, ali, só para quem manda!!! Já agora também sou pai… Quem é este indivíduo para falar em nome de todos os pais?

  2. Confap ?
    Representa quem?
    Os pais ? …
    São uns subsidiados do M.E. , toupeiras da partido socialista .
    O anterior presidente da Confap Drº Albino é agora empregado do PS na Câmara de Gaia, como vereador…
    Lembram-se da Escola a Tempo Inteiro …AECs… eram os grandes defensores para terem os filhos presos da Escola 10h /dia.
    Hoje dizem que as CRIANÇAS estão tempo de mais na Escola o que é verdade.
    Consequenciais, a desregulação dos tempos de estudo e a falta de tempo para brincarem livremente .
    Desvalorização do conceito Sagrado de Escola . A “Escola” de hoje é um ATL .
    Como é possível ensinar com disciplina ?
    Amanhã vamos ter na sociedade muitas doenças psíquicas, frutos da formatação que damos aos alunos.
    Haja paciência para tanta sapiência .
    Os Professores estão com a razão .

  3. A confap não representa os Pais.
    A confap não consulta os seus associados.
    A confap serve o dono, o ministério de educação, que transfere periodicamente umas dezenas de euros para os senhores brincarem.
    Quem o elegeu o albino ou ascensão? Foram os pais? Claro que não!
    Utilizam processos tortuosos sem eleições diretas.
    São usurpadores que falam em nome dos pais que não consultam nem ouvem.
    Que voz têm as associações de pais espalhadas por esse País? Zero.
    A confap está sediada em Gaia. O albino é de Gaia, o ascensão é de Gaia… Mas será que só em Gaia é que há pais?
    Estes personagens, possuidores de uma ambição desmedida usam o cargo para se autopromover e ganhar visibilidade.
    Foi assim que o papá albino conseguiu chegar a presidente da assembleia da câmara de Gaia, autarquia conotada com diversas situações de corrupção, abuso de poder e aumentos escandalosos do vencimento da mulher do presidente. Uma vergonha!
    Querem mais contratos de associação?
    O que vocês querem sei eu… é umas garrafas de vinho do grupo GPS…

    “Administradores dos colégios GPS gastaram milhões em viagens, carros e vinho”
    (https://www.publico.pt/2018/03/27/sociedade/noticia/ministerio-publico-acusa-administradores-de-colegios-gps-de-corrupcao-e-burla-1808276)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here