Home Vários A Reutilização Dos Manuais No 1º Ciclo Fará Sentido?

A Reutilização Dos Manuais No 1º Ciclo Fará Sentido?

432
0

Ando para aqui a dar voltas à cabeça como resolver o problema da reutilização dos manuais escolares, em particular no 1º ciclo, quando todos sabemos que é da “praxe” os alunos pintarem, riscarem, escreverem, colarem nos próprios manuais. A utilização de manuais digitais também não me parece uma solução viável, pois a interação naquela faixa etária com o papel e com a escrita, é essencial para o desenvolvimento dos alunos.

A utilização de outro manual, destinado em exclusivo para essa interação, também não me parece muito viável, pois seria mais um manual para comprar, mais papel utilizado, mais peso para carregar.

Então como resolver a situação?

Sinceramente não vejo solução possível. O caminho será sempre o equílibrio, mas esta tentativa salutar de reduzir e reutilizar não pode, em circustância alguma, colocar em causa a aprendizagem dos alunos.


Reutilização de manuais escolares. Diretores querem reunião para resolver constrangimentos

“Admito que o TdC diga que é um processo que está a ser lento, mas quero alertar para alguns constrangimentos em relação aos manuais escolares do 1.º ciclo: enquanto estes manuais forem concebidos da forma como são, ou seja, com espaços para alunos preencherem, espaços para colorir e de colagem de autocolantes, não é fácil, eu diria até impossível, a reutilização dos manuais para o ano seguinte”, sublinhou.

Na opinião do presidente da ADAEP, deve haver um entendimento entre o Ministério da Educação e quem concebe os materiais.

“Temos de encontrar um meio termo e não devemos cair na paranoia de tratar o manual escolar como uma obra de arte. O manual é para ser sublinhado. Temos de atacar a conceção dos manuais escolares de uma forma diferente”, disse.

Filinto Lima lembrou a importância da gratuitidade dos manuais e, por isso, defendeu um entendimento entre todos os envolvidos.

Fonte: Observador

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here