Home Rubricas A relação professor aluno na primeira escola.

A relação professor aluno na primeira escola.

519
0

Nas escolas de antes do 25 de abril de 1974, os professores não existiam só para ensinar mas também para amedrontar, porque aquilo que se preparava era uma sociedade de pessoas, ordeiras, bem comportadas, respeitadoras, tementes a Deus e a toda a espécie de autoridades terrenas.

chamadaOs castigos físicos eram vulgares e iam desde o ponteiro polivalente, pois servia para apontar no quadro e para assinalar as cabeças distraídas, com ponteiradas, até à régua guardada na gaveta, para castigar mais de três erros no ditado, ou mesmo algum comportamento duvidoso.

Os métodos pedagógicos eram uniformes e a memorização considerada primordial, sobretudo na História de Portugal, na Geografia da Nação e na ortografia sem erros. Na matemática, os problemas eram muito virados para a vida prática e a memorização da tabuada era logo iniciada, na segunda classe.

Com o 25 de abril de 1974, abriram-se novos horizontes à escola portuguesa que se transformou, mas trouxe outros desafios ao nível do controle dos alunos. As relações interpessoais num clima de liberdade tornaram-se muito complexas e por vezes geradoras de indisciplina. Quando a autoridade do professor é posta em causa, a má educação ou agressividade de alguns alunos, ou mesmo de um só aluno é difícil de contrariar e pode tornar-se fator de perturbação, ao bom funcionamento da turma.

Há alunos que iniciam a sua vida escolar, sem mecanismos de autocontrolo, de autorregulação, de socialização, sobretudo aqueles que não frequentaram o jardim de infância. Torna-se pois crucial incutir estes valores, nos primeiros meses, do 1º ano da vida escolar.

A capacidade do professor, responder aos novos desafios da escola, pós 25 de abril, passa pelo seu bom relacionamento com alunos e pais e a manutenção de uma constante vigilância, a comportamentos desadequados.

O trabalho proposto, ser do interesse dos alunos, ajuda a manter a disciplina, pois aluno ocupado é aluno bem comportado.

Duilio Coelho

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here