Início Notícias A Relação Diretor-Professor É Tão Importante Como A Relação Professor-Aluno

A Relação Diretor-Professor É Tão Importante Como A Relação Professor-Aluno

1118
1

Fala-se muitas vezes da importância da relação entre professor e aluno, da empatia que é necessária para que o processo de ensino aprendizagem decorra de forma natural, com baixos índices de indisciplina. Porém, poucos são os que referem a importância da relação entre diretores e professores.

Já aqui falei na diferença de postura de um diretor-professor e de um professor-diretor, nenhum diretor se deve esquecer que antes de ser diretor é professor, nem se deve esquecer das dificuldades intrínsecas à profissão docente. Um diretor que se esquece de que é professor, que perde a capacidade de se colocar nos sapatos de um professor, perde a sua maior qualidade e inevitavelmente o respeito de quem com ele trabalha, mesmo que nunca lho digam.

Outro aspeto que condicina as relações entre diretores e professores é o modelo de gestão vigente. A partir do momento que a sua eleição passou a depender de apenas alguns membros do Conselho Geral, a relação diretor professor inevitavelmente mudou e mudou para pior.

A Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto fez um estudo sobre a motivação docente e a sua relação com os professores e concluiu que o estilo de liderança dos directores das escolas tem uma influência decisiva na motivação dos professores.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here