Home Editorial A Indignação Que Surgiu Com A Expressão “Os Professores Estão A Ficar...

A Indignação Que Surgiu Com A Expressão “Os Professores Estão A Ficar Exaustos”

773
1

Foram vários os comentários a criticar a palavra “exaustos”e até mensagens me foram enviadas a pedir para apagar o artigo.

Estamos a viver uma fase onde a sensibilidade está ao rubro e ninguém se esquece do que se está a passar no SNS. É verdade que a expressão não é muito feliz tendo em conta o contexto, mas também não acredito que o presidente do SNESUP, Gonçalo Leite Velho, ou mesmo o jornalista que a colocou como título, o fizesse com o intuito de desvalorizar o trabalho dos profissionais de saúde.

Algo semelhante se passa quando dizemos que os professores ganham pouco, se compararmos com um trabalhador que ganha o ordenado mínimo, ou um sem-abrigo que dorme na rua, os professores até podem ser vistos como ricos.

É tudo uma questão de perspetiva e de sensibilidade ao momento e ao contexto.

Mas façamos justiça aos citados. Sim, os professores, ou parte deles, experienciaram um acréscimo de trabalho, tal como os próprios encarregados de educação que em teletrabalho foram obrigados a orientar os seus filhos. Ambos estão cansados, alguns podem até sentir-se exaustos, mas nunca, NUNCA se podem comparar com os profissionais de saúde. Aí não falamos de exaustão, falamos de rutura física e emocional, pois lidar com a morte e a quantidade absurda de doentes, está a anos-luz de um qualquer problema, de uma qualquer plataforma digital.

O mais importante na área da Educação é valorizar o esforço que professores, pais, direções e até o Ministério da Educação têm tido para minorar um problema que NINGUÉM esperava. Num estalar de dedos passámos de um modelo de ensino secular para algo completamente novo. É preciso tempo e espírito de entreajuda!

Repito, o cansaço, a exaustão, é tudo uma questão de perspetiva, consigamos perceber as diferenças e ter alguma calma.

Alexandre Henriques

1 COMMENT

  1. Valha- nos o bom senso! Esta gente anda muito neurótica, tudo serve para guerringas! Ignore, vozes de burros ñ chegam aos céus! Que tristeza, ainda bem q é tão lúcido e coerente!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here