Home Rubricas A importância e o impacto das rotinas no 1º ciclo

A importância e o impacto das rotinas no 1º ciclo

1137
0

rotinasNa década de 1980, começou-se a criticar tudo o que contemplava a realização diária da mesma atividade, justificando essa atitude como “tradicional” e ultrapassada.

Faz sentido então perguntar, como podemos organizar as atividades para uma turma, dentro de uma rotina diária e semanal?

Analisemos três áreas distintas:

Caderno de Matemática

Uma das rotinas mais criativas que observei, consiste na apresentação do número do dia e do mês, (no 2º ano, o número é o conjunto, dia e mês, 2/03 – 203 e nos anos seguintes, acrescenta-se algarismos do ano) os alunos escrevem-no por extenso, bem como o seu numeral e o dia da semana, indicando posteriormente se é par ou ímpar. Escrevem-no em números romanos, efetuam operações com esse número, decompõem o número, escrevem o dobro o triplo, metade, etc.

Verificam se algum colega faz anos nesse dia ou escrevem uma frase sobre um acontecimento relevante desse dia, mesmo que seja noutro mês. Escrevem a letra do alfabeto correspondente ao número e escrevem palavras ou frases com essa letra.

Inicialmente o professor faz estes exercícios com os alunos, para depois serem eles a descobrir e fazer individualmente.

Com alunos de 4ºano, o professor propõe a escrita diária, dos Reis de Portugal (um por dia), dos planetas do sistema solar ou das cores do arco-íris, etc. Nestes casos, o caderno deve ir para casa, para não interromper a sequência.

O treino da memória foi desvalorizado em favor da compreensão. Sendo o aluno a procurar a informação, ajuda seguramente a sua compreensão e memorização. O professor por seu lado, deve preocupar-se em transmitir conhecimentos, mas sobretudo em focalizar a atenção na promoção da autonomia, para que o aluno possa aprendê-los por si próprio.

Caderno de Português

O aluno deve anotar a data e o plano de aula, o mais sinteticamente possível, incluindo o seu respetivo número (árabe e romano). Pode também o professor, ou um aluno, escolher um desígnio para esse dia: “Amizade” , “Vontade”, “Verdade”, “Esforço” entre outros. No final da aula os alunos podem anotar a avaliação do desígnio.

Gestão da sala de aula

A divisão rotativa de tarefas é muito importante, pois permite dar oportunidade a todos de colaborarem na distribuição de cadernos e manuais, bem como na escrita do plano da aula no quadro, no controle da sala na ausência do professor ou na escrita de registos diários.

A presença do professor na sala como supervisor de todo o processo educativo é a forma ideal para criar as condições adequadas ao ensino e à aprendizagem.

Só assim é possível assegurar, 25 horas letivas de 60 minutos, com aulas de exposição de matéria intercaladas com momentos de participação ou trabalho individual dos alunos.

Duilio Coelho

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here