Home Sociedade A Importância Da Cozinha Na Dinâmica Da Família

A Importância Da Cozinha Na Dinâmica Da Família

178
0

Chega a casa depois de um dia longo e dirige-se à cozinha para fazer o jantar. Percebe o movimento em casa e dirige-se à cozinha para contar as novidades do dia de trabalho. Os miúdos correm para o mesmo local e pedem ajuda nos trabalhos de casa.

Em pouco tempo, todos se reúnem para o jantar e para falarem mais um pouco ou apenas desfrutarem do delicioso prato.

Este é o poder de uma cozinha.

Antigamente as reuniões familiares ao final do dia eram feitas na sala, mas, atualmente, muitas famílias reúnem-se na cozinha e só mais tarde passam para a sala – e, por vezes, não o chegam a fazer.

Sendo este um espaço tão importante, quais os fatores que podem tornar o ambiente da sua cozinha mais agradável?

Quais os fatores que tornam mais agradável o ambiente da cozinha?

1. Otimização do espaço existente

A dimensão da sua cozinha faz diferença a nível de espaço livre existente, mas não significa que a mesma não possa estar otimizada para que tenha tudo à sua disposição e ainda um pequeno espaço para fazer refeições.

Na Leiken, uma empresa especializada em cozinhas modernas e de luxo, o primeiro passo para a construção de uma cozinha é analisar o espaço disponível e escutar quais as verdadeiras necessidades do mesmo. Há 20 anos que a empresa se encontra no setor e acredita que não existe cozinha com dimensões demasiado pequenas ou demasiado grandes; existem possibilidades para todos os casos.

Para uma cozinha com dimensões inferiores, a opção seria escolher móveis que se prolongassem até ao teto da casa. Dessa forma terá a arrumação necessária sem perder espaço.

2. Conforto e boas energias dentro da cozinha

A otimização de espaços é o primeiro fator para sentir mais conforto dentro da sua cozinha, mas a escolha dos móveis também é muito importante. Escolha opções que combinem com o espaço e cujo design transmita algum conforto e relaxamento.

Outra forma de trazer boas energias para a sua cozinha é adicionando uma planta à decoração. As plantas, além de tornarem os ambientes mais leves, também são excelentes a nível estético. Lembre-se que algumas plantas não são indicadas para ambientes interiores.

A arte chinesa Feng Shui também deve ser mencionada por ser tão eficaz. Segundo esta arte, a cozinha tem como função dar energia a toda a casa, portanto equilibrá-la é necessário. Uma das formas de o conseguir é usando a teoria dos 5 elementos. Pesquise pela teoria e faça as alterações necessárias para equilibrar as energias na sua cozinha – e em sua casa.

3. Organização é essencial

A organização é essencial em todo o tipo de cozinhas, mas faz toda a diferença nas cozinhas mais pequenas. Se, por exemplo, tiver um armário onde guarda tudo o que é usado com frequência para cozinhar, toda a cozinha terá um aspeto mais clean e, consequentemente, mais agradável.

Outra dica é escolher eletrodomésticos que façam mais do que uma função. Esta dica é essencialmente para cozinhas mais pequenas pois quanto menos eletrodomésticos, mais espaço estará disponível.

4. Escolha um piso fácil de limpar

Muitas cozinhas são agradáveis, mas só até chegar o momento de limpeza. Escolher um piso que seja fácil de limpar é ideal pois irá poupar-lhe muito tempo e stress. Além do piso, também deve tomar atenção às bancadas.

Atualmente existem opções de cozinhas no mercado com cantos e arestas arredondadas. Estas são excelentes a nível de limpeza!

5. Manter a sustentabilidade faz a diferença

A questão da sustentabilidade é muito discutida e existem diversas técnicas que lhe permitem ajudar o meio ambiente: o uso de lâmpadas LED, o reaproveitamento de água e o uso de energia solar são apenas alguns exemplos.

Além destas pequenas técnicas que podem ser usadas na sua cozinha, os próprios móveis podem ser escolhidos tendo como foco a proteção do meio ambiente. Escolher materiais resistentes e de longa duração, eletrodomésticos que consumam o mínimo de energia possível, são claramente decisões sustentáveis.

Se para muitas famílias, a sala continua a ser o local de convívio ao final do dia, para outras a cozinha é o principal momento. Seja de manhã ao tomar o pequeno-almoço – ou a dar esta refeição aos mais novos – ou seja ao final do dia, este é um momento de encontro.

E você, sente que a cozinha é importante na sua rotina e na dinâmica da sua família? Se sim, sente-se satisfeito com a energia da mesma?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here