Home Escola A escola precisa de professores mais jovens.

A escola precisa de professores mais jovens.

77
0

Porta abertaMais uma voz se faz ouvir com o intuito de rejuvenescer o corpo docente, desta vez é João Paiva que num artigo ao jornal Público faz referência à urgência de incluir professores mais novos no sistema educativo. A juventude de uns e a experiência de outros tornam o corpo docente mais equilibrado, pois o entusiasmo de quem chega pode contagiar quem anda saturado e cansado. Por outro lado, a partilha do conhecimento adquirido pelos colegas mais experientes, pode ajudar a moderar certos impulsos tão propícios de quem chega com vontade de mudar o mundo.

Realço dois parágrafos que podem ser uma solução para a falta de recursos das escolas e que permitirá a entrada de muitos colegas novos.

Incentivar decisivamente o trabalho parcial. Por cada professor com mais de 50 anos que trabalhe a meio tempo ou de outra forma parcial, pode libertar-se quase um horário para um outro professor.

Afetação voluntária dos docentes mais velhos a funções de gestão e coordenação, com libertação de horários para jovens professores. À semelhança do que acontece em vários países desenvolvidos, a estes professores mais antigos poderiam ser dadas missões de coordenação de projetos, participação em comissões de inovação, formação docente, acompanhamento de casos difíceis e complexos na escola, etc.

Precisa-se de juventude nas salas de professores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here