Home Escola A Escola do Futuro – Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém

A Escola do Futuro – Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém

234
0

futuroApós fazer a ronda pelos meios de comunicação social, o que mais me interessou não foram os rankings, mas sim uma entrevista dada ao Observador pelo Diretor Manuel Mourão, do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. Estamos perante uma escola que está claramente virada para o futuro, que compreende as motivações dos alunos, e que aceita a tecnologia como um contributo educativo.

Deixo-vos com algumas afirmações e com o link para lerem a dita.

Parti muros, deitei abaixo balcões e paredes, abri janelas, trouxe mais luz à escola secundária, mexi no que pude e continuo a mexer. Ainda agora mandei abaixo mais um balcão, na biblioteca da André da Veiga. Estamos todos ao mesmo nível.”

“Quero que tenham pelo menos duas tardes livres. Se possível às sextas-feiras. Precisam de brincar, de se distrair, de praticar desporto. Quem é que aprende matemática à tarde? Ou português?”

“Que em dois anos não haja manual, em papel, a carregar as mochilas dos meninos”, deseja. E faz questão de explicar e justificar: “O manual vai estar sempre na biblioteca mas o meu grande objetivo é que cada criança tenha um tablet. Posso ficar feliz se começarmos com os inícios de ciclos: primeiros, quintos, sétimos e décimos anos. Todos têm de ter um tablet”.

“Disciplinas como história, geografia, ciências passaram aqui a semestrais. Os alunos não têm de estudar para tantas disciplinas ao mesmo tempo. Concentram-se mais na história porque a geografia só terão no semestre seguinte. Diminuiu a ansiedade dos alunos em relação ao número de testes.”

“Temos professores que, em regime de voluntariado, nas suas horas de descanso, vão dar apoio. Tenho a minha equipa de gestão, três professoras, que estão nas duas horas de almoço a ajudar os meninos, desde o início das aulas. Não sei quanto mais tempo vão aguentar.”

A escola pública do futuro é já ali no Alentejo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here