Início Rubricas A Educação Agoniza

A Educação Agoniza

1652
0

O sentimento generalizado junto dos professores é o de estarmos a viver momentos muito tristes.

Constantemente perturbados no desempenho da nossa actividade, vivemos a insegurança e o medo, perante uma insensibilidade que impressiona.

Fizeram exactamente o mesmo que na história da rã, em lume brando foram colocando os ‘ingredientes’ e tentaram manter-nos entorpecidos. A avaliação foi sem dúvida o pior pesadelo. A descaracterização do professor estava quase conseguida. Criaram-se as fissuras necessárias para a instabilidade entre docentes, numa competitividade sem nexo, em desprimor da relação de companheirismo, colaboração, inter-ajuda que sempre foram apanágio das melhores práticas de ensino/aprendizagem.

Não menos trágica foi a implementação da nova gestão, retirando a gestão democrática das escolas e incentivando os abusos desmedidos de poder que interferem sistematicamente com o bom, são e justo funcionamento da escola. São óbvios os atropelos por interesses particulares e políticos sendo pulverizados os valores mais nobres que guiavam todos os docentes deste país. Vivemos num circo onde somos tratados como imbecis, somos os palhaços que todos sabem que vão sempre pensar no aluno, acima e apesar das dificuldades. No entanto, toda uma sociedade foi doutrinada pelos políticos,  através de inverdades, de injustiças e imoralidades, para apontar sempre, em tom de crítica destrutiva e ameaças que deixaram de ser veladas, para os únicos que realmente têm a educação entranhada na alma e tatuada no coração. E estes estão a desfalecer moribundos.

Mesmo tristes, zangados, desesperados e mal amados por muitos, ainda temos muito amor ‘à camisola’. Ser professor faz parte da essência de cada um de nós. Não se liga às 9 e desliga às 18. Ser professor é para sempre. Mas cada vez mais nos isolamos e afastamos do que mais e melhor sabemos fazer para tentar sobreviver a um ‘tsunami’ de violência e degradação.

Nunca como agora os professores foram tão desrespeitados e enxovalhados.
Sabemos que tudo vai mal mas para a tutela basta fazer de conta que está tudo bem.
O estado da Educação em Portugal é absolutamente preocupante pelo que podemos afirmar que a ESCOLA ESTÁ DE LUTO, OS DOCENTES ESTÃO DE LUTO PORQUE A EDUCAÇÃO ESTÁ A MORRER.

Maria do Rosário
Professora

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here