Home Notícias Edifício Pedagógico

Edifício Pedagógico

78
0
Iniciativa para o Investimento e Emprego (IIE) - Investimento
Iniciativa para o Investimento e Emprego (IIE) – Investimento

Hoje farei apenas um pequeno apontamento sobre um dos projetos que mais condições criou para o futuro da educação, mas também que mais fundos utilizou na busca desse fim. Esta abordagem não pretende justificar abusos ou gastos supérfluos, não pretende caracterizar a Parque Escolar como a salvadora da educação ou sequer como o único caminho para atingir um fim. O que pretendo com este texto é tão simplesmente enquadrar a necessidade que as nossas escolas (pelo menos algumas delas) ainda têm de ser recuperadas e dotadas das melhores condições para a prática letiva, uma recuperação que as transforme num verdadeiro edifício pedagógico.

Passamos horas, dias, meses, anos a discutir a influência da pedagogia nas aprendizagens dos nossos alunos. E a escola (edifício) não é condição decisiva para uma boa aprendizagem?

Tal como as capacidades pedagógicas de um professor têm uma influência decisiva no resultado dos alunos, também as condições que uma escola apresenta são essenciais para a promoção de um ensino de qualidade. E não podemos exigir os mesmos resultados a todos se damos ferramentas diferentes a cada um. Se é verdade que comparar por exemplo uma escola no Parque das Nações com a da apelação é uma injustiça tremenda, por todos os condicionalismos e especificidades que ambas têm. Tão pouco é justo que se compare por exemplo o Liceu Camões com a Secundária Padre António Vieira. Neste caso pela modernização que uma sofreu e que a outra ainda reivindica.

Sei que o esforço de investimento na modernização das nossas escolas foi muito forte, muitas delas estavam completamente degradadas e outras necessitavam de modernização urgente, mas o trabalho foi parado e não ficou terminado. Persistem casos de escolas que precisam de intervenção urgente, quer do ponto de vista das condições didáticas proporcionadas aos alunos, para potenciar as suas aprendizagens, como, em alguns casos, na criação de espaços adequados e seguros para a prática letiva.

Não pode ser o estado o responsável pela promoção de desigualdades no acesso dos alunos a infraestruturas de qualidade, uns não podem ter escolas com todas as condições e outros continuarem em escolas que não lhes oferecem resposta às necessidades.

Estas são algumas das razões por que se torna urgente que o governo relance um projeto nacional que finalize a modernização do parque escolar. Com objetividade, eficiência e eficácia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here