Home Rubricas 8 Curiosidades sobre o cérebro de um aluno (pré-)adolescente

8 Curiosidades sobre o cérebro de um aluno (pré-)adolescente

771
0

Oficina de PsicologiaQuantas vezes é que, enquanto professor, já não se questionou sobre “o que se passa na cabeça deste aluno?”. De facto, a mente dos pré-adolescentes é um autêntico reboliço, num momento estão a falar sobre a paz no mundo e no momento imediatamente a seguir estão a dar um pontapé num colega.

Mas porque é que isto acontece? Tem tudo a ver com o seu cérebro! Mais concretamente com a maturidade do seu cérebro.

Deixamos-lhe algumas curiosidades que poderão ajudar a perceber um pouco melhor o cérebro dos seus alunos.

Curiosidade nº 1 – Sabe-se atualmente que entre os 11-15 anos o cérebro destrói mais de 20% das ligações nervosas construídas até então. É como se se estivesse a podar a ele próprio. As ligações nervosas e as sinapses estão tão entrelaçadas que algumas das capacidades, memórias e aprendizagens são afetadas. Por isso, por vezes, o aluno quer aceder a certas partes do cérebro e simplesmente não consegue.

Curiosidade nº2 – Por outro lado, é também entre os 10-15 anos que ocorre o maior crescimento do cérebro ao longo de toda a vida.

Curiosidade nº 3 – O cérebro desenvolve-se de trás para a frente e o neo-cortéx, a porção do cérebro reponsável pelo controlo executivo, ou seja, a parte do cérebro que estabelece objetivos, faz planos e escolhe o melhor decurso de uma ação, é a última a desenvolver-se. Percebe agora porque é que alguns dos seus alunos parecem perdidos e sem objetivos?

Curiosidade nº 4 – O “cérebro emocional” desenvolve-se depois das funções cognitivas. Assim, devido à imaturidade do “cérebro emocional” os pré-adolescentes podem interpretar de forma errada as expressões dos adultos, vendo, por exemplo, “implicância” e zanga onde ela não existe. De facto, um pré-adolescente interpreta erradamente emoções e instruções cerca de 40% das vezes. Por isso, da próxima vez que um aluno lhe disser que está a implicar com ele, desvalorize.

Curiosidade nº 5 – Um aluno do ensino básico necessita dormir pelo menos 10 horas para que o seu cérebro funcione melhor.

Curiosidade nº 6Um estudante do ensino básico tipicamente tem um tempo médio de atenção de 10-12 minutos. Não adianta dar uma aula inteira sem interrupções, os alunos não vão conseguir concentrar-se…

Curiosidade nº 7 – O cérebro precisa ser hidratado. Tipicamente o cérebro consome 1/3 da água ingerida, principalmente na 2ª parte do dia. Incentive os seus alunos a beber água.

Curiosidade nº 8 – O movimento aumenta o fluxo sanguíneo e a oxigenação do cérebro, por isso é importante que o movimento seja incluído nas suas aulas.

De facto, ser professor de (pré-)adolescentes exige, para além de compreensão, uma grande dose de paciência. Os próprios alunos não sabem porque é que o cérebro deles “não funciona”, é um facto que eles perdem coisas, que se esquecem de entregar trabalhos, entre tantas outras coisas, mas se enquanto professor for conhecendo cada vez melhor o funcionamento dos seus alunos, descobrirá imensas formas de ajudar a mente dos seus alunos a desenvolver-se.

 

Cátia Teixeira

Psicóloga Clínica

Oficina de Psicologia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here