Home Escola 70% dos alunos do 1º ciclo não teve expressão físico-motora.

70% dos alunos do 1º ciclo não teve expressão físico-motora.

472
3

Vamos já abordar a questão da sondagem em si. Trata-se de uma sondagem informal, igual a tantas outras que são feitas por aí, inclusive a do Programa Prós e Contras sobre os contratos de associação e que tanta celeuma deu. Quem entra no ComRegras vota, ao entrar novamente já não tem acesso à votação.

Já me debrucei sobre esta questão da atividade física no 1º ciclo aqui e ali e não me vou alongar mais. Só acrescentar que ontem estive num convívio com pais da turma da minha filha, que terminou agora o primeiro ano, e quando dei por ela estávamos a falar sobre as muitas horas que os alunos passam sentados e que deviam ter mais atividade física (palavras de outros pais e não minhas). Foi evidente o desconhecimento dos pais sobre a sua obrigatoriedade, algo que deve ser transversal a grande maioria dos pais com alunos no 1º ciclo.

E esta é a questão central. Pais e comunicação social desconhecem esta realidade e tantas vezes são publicadas notícias que pouco interessam ou que pouco contribuem para uma melhoria eficaz do sucesso educativo, que talvez, talvez, seria bem mais útil aproveitar-se o tempo de antena com algo que realmente pode fazer a diferença.

A sondagem que agora publico baseia-se neste ano letivo e deveria ter muitos mais votos, mas o assunto e a dimensão deste blogue não permitem uma amostragem maior. As AEC foram a opção mais votada, mas muitos alunos não têm AEC pois trata-se de uma atividade facultativa e sem o rigor de um programa de expressão físico-motora. Ainda por cima a partir do próximo ano letivo, as AEC terão de ser lecionadas no final do dia, o que irá diminuir o número de alunos inscritos, indo ao encontro da ideologia de escola a tempo inteiro que este ME quer implementar.

Os dados são muito preocupantes e só provam aquilo que eu e muitos como eu constatamos no nosso dia-a-dia. Existem responsabilidades que deviam ser assumidas, e quando tanto se fala, nomeadamente o Sr.º Ministro da Educação, na valorização das Expressões, se calhar podia começar por aqui e pressionar Diretores e Professores Titulares a cumprirem o que está estipulado.

Eu fiz a minha parte, quem de direito que faça a sua…

E para os céticos, basta uma simples pesquisa no google para encontrar “n” artigos e teses sobre este assunto.

Alunos que fazem mais exercício físico têm melhores resultados escolares

A Educação Física como estratégia de combate ao insucesso escolar

Educação Física na escola aumenta rendimento dos alunos

Relação entre actividade física e o rendimento escolar

Atividade física auxilia no rendimento escolar

Sondagem atividade física 1º ciclo

 

3 COMMENTS

  1. … Conclui-se, pois, que 70% dos alunos têm alguma atividade física. Já agora, no primeiro ciclo, as Atividades Físico-motoras estão no mesmo tempo curricular das restantes expressões… E uma pergunta… Será que os professores do 1º ciclo são todos uns idiotas e não percebem que a atividade física é importante? Ou será que o currículo, tal como se encontra, não dá tempo para mais ”nadinha”?
    Aliás toda a atividade motora é importante , menos, segundo alguns, aquela que implica a caligrafia…

    • Eu não me contento com “alguma” atividade física. E está a partir do pressuposto que todos os alunos participam nas AEC – Errado!
      Se o currículo como se encontra não dá tempo para mais “nadinha” só vem dar razão ao que digo há muito tempo. Os alunos do 1º ciclo apesar de passarem demasiadas horas nas escolas mesmo assim não têm para as expressões. E se um país europeu não é capaz de incluir pelo menos 45 minutos de atividade física orientada e efetivamente lecionada, então não sei o que é andamos aqui a fazer.

      Encontre as desculpas que quiser Rui, eu não me conformo com “algumas” coisas…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here