Home Escola 66% dos alunos no 7º ano que chumbam têm 6 ou mais...

66% dos alunos no 7º ano que chumbam têm 6 ou mais negativas

597
0

Os anos de início de ciclo são sempre os anos mais difíceis, existe uma mudança significativa e o grau de dificuldade aumenta substancialmente. Não é por isso de estranhar que é no 7º ano onde mais se chumba, não que exista facilitismo no 2º ciclo, mas os conteúdos do 3º ciclo são efetivamente mais complexos.

Os professores têm que considerar que estão no início de ciclo e muitos podem pensar que não se justifica chumbar um aluno no 7º ano. O que o gráfico em baixo mostra, é exatamente o cuidado que os professores têm de não chumbar alunos com 3 ou 4 negativas. Apesar dos dados serem preocupantes, fico satisfeito por os dados publicados pela DGEEC, mostrarem esse bom senso por parte dos professores.

Preocupante é a constatação que um número significativo de alunos (cerca de 8000 em 13000) tem seis ou mais negativas, ficando mais uma vez provada a associação entre a pobreza e o insucesso escolar.

Fica um excerto notícia do jornal Público e o estudo da DGEEC

A grande maioria dos alunos que chumbam no 7.º ano de escolaridade, cuja idade de frequência “normal” está entre os 12 e os 13 anos, tem notas negativas a mais de metade das disciplinas do currículo. Mais concretamente, 66% têm seis ou mais negativas. Se o limiar de contagem for o de cinco ou mais negativas esta proporção aumenta para uns “impressionantes” 85%, frisa a Direcção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC), responsável por este levantamento.

“Impressionante” é também, segundo a DGEEC, “a forma transversal como o contexto económico influencia as classificações a todas as disciplinas”, o que se traduz no facto de os alunos mais desfavorecidos que têm negativas serem o dobro dos que estão na mesma situação, mas são oriundos de meios favorecidos.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [4.73 MB]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here