Home Rubricas 6 meses depois, temos um Ministério de Educação em estado de graça.

6 meses depois, temos um Ministério de Educação em estado de graça.

88
0

Quem diria… Eu não me lembro de alguma vez ter visto um Ministério de Educação com tanto apoio. Começando por vários partidos políticos, passando pelos professores e terminando nos sempre difíceis sindicatos. Tiago Rodrigues e sua equipa deviam ficar satisfeitos com os resultados desta sondagem, mas não eufóricos.

A verdade é que em 6 meses foram várias as medidas sonantes e de agrado aos professores e seus sindicatos. A cereja no topo do bolo foi a mais recente luta contra o negócio dos contratos de associação que permaneceu no topo da atualidade mediática durante várias semanas. Aliás, este assunto fez levantar uma grande poeira que encobriu toda uma agenda educativa que se impõe e que passou claramente para segundo plano. Lembro a questão da municipalização escolar que continua em força, um modelo de gestão pouco democrático, a fraca autonomia escolar e o muito trabalho que falta fazer ao nível do sucesso escolar e consequente disciplina.

Pessoalmente tive muitas dúvidas quando soube que seria um cientista a liderar a Educação em Portugal, talvez o que faltava era alguém fora da bolha tradicional. Mas ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas, a recente opção pelas tutorias deixa-me apreensivo e o empurrar para 2018 da redução do número de alunos por turma, somando ao que já referi, levantam dúvidas legítimas sobre o futuro.

Deixo-vos com os resultados da sondagem

ME_ 6 meses

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here