Home Escola 5051 Crimes nas Escolas em 2015/2016. Mas afinal, o que é a...

5051 Crimes nas Escolas em 2015/2016. Mas afinal, o que é a escola?

260
1

crimeOs anos vão passando e a criminalidade escolar vai aumentando!

O que é a escola? Para que serve a escola?

Qualquer pessoa racional diria que a escola é um local de aprendizagem, que prepara os alunos para a sociedade. Para muitos alunos, a escola é um espaço onde se cometem crimes, onde se propaga o seu negócio paralelo e onde os professores são o empecilho à anarquia pretendida.

Na escola não devia haver crimes, na escola é suposto frequentarem crianças e jovens e estas não deveriam ser criminosas. A escola é por isso, para muitos jovens, o berço da criminalidade. E se a escola é o berço da criminalidade, até que ponto estamos a lidar com ela da melhor forma? Devíamos ser mais ou menos tolerantes? Devíamos aceitar ou não que estes jovens frequentem o mesmo espaço de outros que encaram a escola como A ESCOLA? Deverá a imputabilidade começar aos 16 anos? Serão estes dados avisos para o que aí vem?

Mas a pré-criminalidade surge no formato de indisciplina escolar e continuo a afirmar que não se conhece a sua dimensão. Os dados hoje publicados são da PSP (faltam os da GNR), são elevados e pior é que estão a aumentar pelo segundo ano consecutivo.

O ComRegras fez o primeiro estudo sobre indisciplina escolar, a indisciplina dentro da sala de aula, mas foi apenas a ponta do icebergue, daqui a algumas semanas serão publicados os dados referentes ao ano letivo 2015/2016 e a ver vamos como estão as coisas…

O governo diz que vai reativar o grupo coordenador da Escola Segura, faz bem, mas não chega. É imperativo obrigar as escolas a registarem e enviarem para um observatório próprio as situações de indisciplina que ocorrem dentro das salas de aula e (re)conhecer qual a sua tipologia. Estes dados devem ser públicos, salvaguardando a identidade das escolas. A sociedade merece saber o que se passa nas escolas públicas e  merece saber se a indisciplina escolar está a aumentar ou a diminuir.

Continuamos a assobiar para o lado, sem conhecer a dimensão do maior problema escolar da atualidade.

E já que o governo afirmou que vai assegurar a vídeovigilância por mais 3 anos nas escolas, por que não colocar as câmaras também dentro da sala de aula? Podem começar pela minha…

Mais de 5.000 ocorrências criminais nas escolas durante o ano letivo de 2015/2016

(LUSA via RTP)

Governo vai reativar grupo coordenador da Escola Segura

(LUSA via RTP)

Ministério garante videovigilância nas escolas pelos próximos três anos

(Natália Faria e Clara Viana – Público)

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here