Home Sociedade 5 Dicas para Poupar Tempo no seu Trabalho

5 Dicas para Poupar Tempo no seu Trabalho

96
0

A rotina diária de milhões de pessoas envolve passar muito tempo no trabalho, gerindo tarefas que parecem infinitas e desperdiçando horas que podiam ser mais bem aproveitadas. A verdade é que, por vezes, nem paramos para pensar em formas de rentabilizar melhor o nosso tempo e poupar-nos alguns inconvenientes. Neste artigo, iremos ajudá-lo a contornar este problema e partilhar consigo algumas dicas para poupar tempo no seu trabalho.

  1. Livre-se das distrações

Antes de começar o seu trabalho, certifique-se de que se afasta de possíveis distrações. Mantenha o seu telemóvel longe do seu alcance e em silêncio, desative as notificações pop-up no seu computador e desloque-se para um lugar calmo e silencioso. Quanto menos agitação e objetos estiverem ao seu redor, menor a sua vontade em virar a atenção para longe do trabalho.

  1. Faça uma lista de todas as suas tarefas no dia anterior

De modo a não perder tempo mal inicia o seu dia de trabalho, seria útil preparar uma lista com todas as tarefas que tem para fazer no final de um dia de modo a aplicá-la no seguinte. Isto realmente permite-lhe poupar tempo e manter-se organizado.

  1. Utilize ferramentas acessíveis

Uma das melhores formas de poupar tempo no trabalho é recorrendo a ferramentas acessíveis e fáceis e utilizar. Por exemplo, se trabalhar frequentemente com documentos digitais, seria útil passar do formato Word para PDF, já que este último formato lhe permite editar e alterar folhas digitais de forma altamente conveniente. Não são exigidos conhecimentos prévios, já que toda a informação que precisa de saber se encontra visivelmente reconhecível e tudo é bastante intuitivo. Com o formato PDF poderá editar, rascunhar e guardar os seus documentos digitais muito facilmente, o que lhe poupará muito tempo!

  1. Utilize blocos de tempo

Esta próxima dica pode ser útil para todos os dias, mas particularmente para os mais atarefados. Em primeiro lugar, é essencial anotar todas as suas tarefas num calendário. Recomendamos organizar cada uma com cores diferentes para uma melhor compreensão quanto ao que é necessário fazer. Depois, defina intervalos de tempo para cada tarefa, ou seja, estabeleça as horas que quer dedicar a cada tarefa. Assim, terá uma melhor noção do tempo que precisa para cumprir as suas responsabilidades e terá uma ideia clara de tudo o que precisa de ser feito e até quando.

  1. Faça pausas

 Num artigo em que explicamos como poupar tempo no trabalho pode parecer contraditório sugerir fazer pausas regularmente. No entanto, a verdade é que quando passamos o dia inteiro focados no trabalho, sem pausas para desanuviar, socializar ou simplesmente descansar, a nossa produtividade e foco acabam por sofrer as consequências e, por vezes, acabamos por ficar até mais tarde no trabalho para terminar as tarefas atrasadas. Tendo isto em conta, é importante fazer pausas de dez ou quinze minutos ao longo do dia para que possa restaurar os seus níveis de energia e voltar a ser produtivo.

Agora que já conhece algumas dicas para poupar tempo no trabalho, não se esqueça de aplicá-las e de disfrutar de dias menos agitados e mais relaxados!

 

 

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here