Home Escola 2+2=5

2+2=5

80
1

Carga horária de MatemáticaÉ uma conta básica que todos deviam saber fazer, mas ano após ano, legislatura após legislatura o erro persiste. É do mais elementar bom senso ouvir quem está no terreno e incluir as suas recomendações em reformas desejadas. Falo dos professores e neste caso dos professores de Matemática (ler carta aberta da Associação dos Professores de Matemática) que há já algum tempo tem alertado para o desajuste das metas e currículos que a sua disciplina tem em vigor desde os desvarios de Nuno Crato.

A questão dos currículos, das metas e carga letiva, é uma prioridade educativa e aguarda-se pelo cumprimento das promessas de Tiago Rodrigues sobre esta matéria. Aliás, desde a polémica com os contratos de associação, o ímpeto reformista do atual ministro estagnou e que não seja um mau presságio de adormecimento e conformismo…

Sobre a carga letiva da disciplina esta é apenas proporcional à dimensão dos seus programas e que tem sugado grande parte da atenção dos alunos, restante comunidade educativa e até comunicação social (ver em baixo número de notícias do mesmo jornal – Público – em apenas 2 dias), desvalorizando e muito, outras áreas também elas importantes como as expressões – e aqui está mais uma promessa por cumprir do atual Ministro.

Assunto que não foi promessa, mas que de vez em quando salta para a ribalta é a questão do horário dos alunos. O tempo de recuperação, vulgo dormir, é essencial para o desempenho de qualquer ser humano, muito mais numa criança/jovem. E se faz sentido começar os exames às 10:30 em vez de 9:30, não faz sentido começar as aulas às 10 só porque os meninos gostam de ficar acordados até de madrugada.

Se forem para a cama às 10/11 horas da noite, sem o telemóvel ao lado a fazer bzz, bzzz, a cada sms ou notificação do Facebook, vão ver que acordam fresquinhos no dia seguinte. É uma questão de disciplina e sentido de responsabilidade…

O horário dos exames está desajustado dos ciclos do sono?

(Lusa)

Exame de Matemática “não foi difícil”, mas “era muito trabalhoso”

(Natália Faria)

Recorde de 2015 a Matemática A não se vai repetir este ano

(Clara Viana)

OCDE aponta riscos à separação de alunos em função das suas dificuldades

(Andreia Sanches)

A Matemática também faz campeões de futebol e estrelas Michelin

(Samuel Silva)

1 COMMENT

  1. Pois, mas os meninos estarem no facebook, a jogar e que mais até de madrugada, estando a dormir nas aulas da manhã, é uma responsabilidade dos papás.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here