Home Escola Escola Confinada – Escola Desconfinada – Escola Confinada – Escola Desconfinada –...

Escola Confinada – Escola Desconfinada – Escola Confinada – Escola Desconfinada – Escola Confinada – Escola Desconfinada,…

539
1

Quem ouviu as declarações de António Costa ficou a saber que o ensino presencial será uma realidade no próximo ano letivo, desde que as condições assim o permitam. Percebi das palavras de António Costa que o confinamento será como os interruptores, às vezes estará para cima, outras vezes estará para baixo. São várias as situações neste final de ano letivo que provam que a solução para os casos positivos é o confinamento da sua comunidade escolar. Um tanto ao quanto semelhante ao que se passa nas diferentes atividades laborais por esse país fora.

Mas o que ainda não se falou, foi no confinamento, local, regional ou distrital que poderá ocorrer no futuro, seja nos serviços, seja nas escolas.

Até que ponto se justifica manter um concelho/distrito em ensino à distância/B-Learning se não tiver um único caso de covid-19, só porque numa determinada zona do país os casos de contágio são mais regulares?

As desvantagens estão naturalmente relacionadas com a falta de equidade, mas também é verdade que a diferenciação pedagógica e flexibilidade curricular terminou, ou deveria ter terminado com a alegada equidade pedagógica no ensino, concorde-se ou não. Algo que foi transmitido com insistência em muitas formações sobre flexibilização pedagógica, onde a palavra equidade simplesmente desapareceu do processo educativo e avaliativo, mais uma vez, concorde-se ou não…

Um tema interessante e que merece alguma reflexão, por isso fica o convite para escreverem a vossa opinião.

Devem as escolas confinar em pack, ou deve ser tratado caso a caso?

(carreguem na imagem para ouvir as declarações de António Costa)

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here