Home Vários 1 ano “ComRegras”. Vale a pena continuar?

1 ano “ComRegras”. Vale a pena continuar?

126
5

1ano

Faz hoje um ano que inaugurei o ComRegras. Lembro-me perfeitamente de ter passado a interrupção letiva do natal de 2014 a preparar esta casa e lembro-me bem da trabalheira que deu… Não vos quero maçar com um assunto que é um não assunto, por isso ficam aqui umas breves conclusões.

Linha Editorial

Rapidamente percebi que o ComRegras não podia ficar restrito às questões disciplinares, embora o tema ser bastante abrangente, havia outros assuntos de cariz educativo que estava tentado a comentar. E após o impacto inicial, próprio da curiosidade, consulta e descarregamento de documentos exclusivos, o ComRegras foi perdendo gás e fiquei um pouco a falar para as paredes… Hoje, o ComRegras não se restringe às questões disciplinares abordando também as questões educativas em geral, não ignorando naturalmente as suas raízes.

Colaboradores

A minha vida profissional e pessoal não me permite ter a disponibilidade que precisava para alimentar o ComRegras com a regularidade e qualidade que ambicionava. Por isso, e com o intuito de partilha, fui convidando pessoas que pelas suas características acrescentaram algo, cada uma à sua maneira. Eles e elas são o ComRegras, não vou referir nomes pois já são uns quantos e seria cansativo (podem consultá-los aqui). A vocês meus caros, o meu muito obrigado 😉

Serviços Exclusivos

O ComRegras é o primeiro blogue sobre educação a disponibilizar um serviço de apoio psicológico e jurídico à comunidade educativa, para o efeito basta o pedido ser proveniente de uma Escola “ComRegras” para desencadear todo o processo. Mas não ficamos por aqui, além de rubricas dos nossos colaboradores, existem as sondagens, entrevistas, o conselho geral e muito muito mais…

Desilusão

Confesso que estava à espera de uma maior participação por parte de quem nos lê. Aliás, esta queixa é comum a outros blogues, é por isso fácil de concluir que não existe a disponibilidade mental para grandes reflexões ou debates. Não é por acaso que os artigos com maior visibilidade foram artigos mais leves, numa escrita menos “cansativa”. O típico leitor é do estilo click and run, procurando algo que lhe poupe trabalho. Porém, no último mês, mês e meio tenho assistido a mais comentários e a uma maior intervenção, espero que assim continue.

Também lamento que os serviços que disponibilizo não sejam mais utilizados e não acredito que estes não sejam precisos ou úteis. Talvez com o tempo e maior visibilidade esta área seja útil à comunidade educativa.

Outra desilusão foi a fraca adesão a um projeto que ainda tenciono concretizar sobre a recolha de dados estatísticos a nível disciplinar. O preço de não ser (re)conhecido ou o medo de divulgar dados internos são claramente os fatores que levaram a tão tímida colaboração por parte das escolas.

Surpresa

Tenho falado com pessoas conhecidas do mundo educativo, algo que nunca pensei fazer pois não passo de um mero “zeco”. E não deixa de ser curioso que aqueles que seguia via Tv ou online são na realidade e com todo o respeito, “zecos” como eu ou tu. Humildes, disponíveis para ajudar e colaborar. Foi sem dúvida uma agradável surpresa e aqui fica mais uma vez o meu muito obrigado.

Surpresa também foi o que o ComRegras atingiu em apenas 1 ano de existência. São mais de 3155 seguidores via Facebook, 65 via Twitter e 1434 no Linkedin e 313 seguidores por email. Foram publicados 1004 artigos e feitos mais de 380 comentários. Visualizações foram quase 350 mil e o recorde de visualizações num só dia é de 21307. Eu não sei se isto é muito ou pouco para 1 ano de existência. Mas uma coisa é certa, não estava à espera de tanto.

Podem ver a evolução ao longo do ano e o mapa de quem nos visitou

estatística ano 2015_

 

Mapa

Vale a pena continuar?

Depois do que referi podem rapidamente concluir que sim. Mas não é assim tão simples, aliás tenho de confessar que por mais do que uma vez pensei em terminar o ComRegras, pois o trabalho que dá é muito, mesmo muito… Mas fazendo um balanço, acho que aprendi muito e cresci enquanto profissional e pessoa e isso para mim é muito importante. Não faço promessas nem sei o que o futuro dirá, continuarei a viver o presente e com os pés bem assentes no chão.

E para ti que me estás a ler neste momento, muito obrigado por seguires esta casa pois sem ti isto não faz sentido nenhum.

Deixo-vos com a vossa opinião sobre o ComRegras

Sondagem opinião ComRegras

Acho que me safei da oral…

Até já 😉

5 COMMENTS

  1. Sim, já te safaste da oral e com mérito e distinção.

    Obrigado Alexandre por todo o trabalho e por todo o material e opiniões que o ComRegras me tem permitido conhecer e por tudo o que me tem permitido aprender. As diferentes perspectivas sobre a educação que aqui se encontram enriquecem mesmo muito o conhecimento dos leitores que podem assim contrastar a diversidade de opiniões, encontrar os pontos em que todos concordam e identificar estratégias diferentes para lá chegar. A minha opinião sobre vários assuntos mudou ou consolidou-se ao ler a opinião e perspectiva dos colaboradores do ComRegras. Não sei se isso também acontece com outros leitores, mas para mim, já valeu! Obrigado!

    E não te preocupes com os comentários porque se fores ver os comentários que são deixados em artigos de jornais não são necessariamente reveladores de muita reflexão. Se o debate de ideias ajuda a clarificar posições e opiniões, a reflexão individual é também muito produtiva.

    Força aí!

  2. Parabéns!
    Claro que vale a pena continuar! Ainda agora é uma criança e já é importante. Quando crescer poderá ser imprescindível no panorama da educação em Portugal.

  3. Claro que vale a pena continuar. O número de seguidores e de visualizações parece-me bastante significativo. Eu só aqui cheguei, há pouco tempo, mas leio, com prazer, o Com Regras todos os dias. E julgo que em breve participarei nos debates ou colocarei comentários.
    Até logo ou até amanhã.
    Bebiana Gonçalves

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here