Início Notícias A “Voz dos Alunos” portugueses vai chegar à OCDE.

A “Voz dos Alunos” portugueses vai chegar à OCDE.

1260
0

Este Ministro da Educação teve o bom principio de ouvir os nossos alunos, se as audições foram só para show off ou tiveram uma finalidade concreta, só o próprio saberá responder. No entanto, a intenção ninguém lha tira.

Os alunos não têm sindicato, estão de passagem e a sua voz é residual e desprezada por muitos de nós – professores, pais, diretores e ministros. Apesar de lhes faltar uma boa dose senso e de terem algumas dificuldades para entenderem toda a panóplia de leis e lutas “ideológico-umbiguistas”. A verdade é que os nossos jovens até têm boas ideias, só falta mesmo dar-lhes algumas oportunidades e orientações.

A “Voz dos Alunos” portugueses, iniciativa que pelos vistos é pioneira, caiu nas boas graças da OCDE.

Por esta casa, que tanto tenho lutado pela pluralidade e onde alguns alunos já se exprimiram livremente, só posso elogiar e apoiar a iniciativa.

Siga em frente 😉

De acordo com o Ministério, pela primeira vez num encontro internacional da OCDE haverá “estudantes integrados nas delegações a participarem na discussão” sobre a visão que têm para a escola do futuro. Andreas Schleicher, responsável pela área da Educação da OCDE, acompanha os trabalhos.

Pretende-se que o seminário resulte no lançamento de um movimento internacional de auscultação dos alunos, “construído a partir da experiência portuguesa”.

Que escola querem, o que pensam dos currículos, o que esperam dos professores e o que mais os motiva dentro da sala de aula, foram as perguntas a que os jovens portugueses responderam e que, segundo o Ministério, foram tidas em conta na definição do Perfil do Aluno para o Século XXI, que se encontra em fase de conclusão.

Ministro da Educação leva “A Voz dos Alunos” à OCDE

(Observador)

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here