Início Escola Resultados | Quantos momentos de avaliação devem existir?

Resultados | Quantos momentos de avaliação devem existir?

882
2

Conforme podem constatar a votação foi renhida. A opção de avaliar em apenas dois momentos venceu, provando a necessidade de um debate na comunidade educativa e quiçá o fim de um modelo que já tem décadas.

As vantagens de reduzir para apenas dois momentos de avaliação são para mim óbvias. Essa alteração irá permitir uma redução do trabalho docente, e todos sabemos que os finais de período são por norma bastante intensos. A outra vantagem é o equilíbrio do calendário escolar, evitando 3º períodos que por vezes não passam de metade de 1º períodos.

Claro que a avaliação em três momentos permite de uma forma mais formal, um acompanhamento do desempenho dos alunos, porém, e se existir organização, os alunos/pais podem sempre recolher informação sobre o seu desempenho escolar junto do diretor de turma. Afinal, estamos perante uma avaliação contínua e os professores vão recolhendo dados ao longo do ano.

Uma coisa é certa, se os votantes mandassem, as reuniões intercalares há muito que tinham terminado…

Atualmente o modelo semestral só existe em algumas escolas, se calhar está na altura do Ministério da Educação dar carta branca a todas as escolas para escolherem o modelo que preferem.

Ficam os resultados e obrigado por terem participado.

Alexandre Henriques

COMPARTILHE

2 COMENTÁRIOS

  1. Alexandre, “escolher o modelo que preferem” é sinónimo de trapalhada, de diferenças de tratamento entre ‘cidadãos’ do mesmo país, de discussões infrutíferas em que cada um continuará a defender vantagens e desvantagens, alguns só pelo prazer de contrariar o parceiro.
    Não é ser ditatorial, mas administrativamente, quanto mais uniformidade melhor. Digo eu…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here