Portugal tem um Professor para cada 10 alunos
Este tipo de títulos é frequente na comunicação social, mesmo que no conteúdo da notícia indique que as turmas até podem ter dimensões superiores. Só que a maioria das pessoas fica com a sensação que as turmas são pequenas e que até existem professores a mais. A realidade não é essa. Num ensino que se quer cada vez mais individualizado, lidar com turmas heterogéneas com mais de 20/25 alunos pode ser um verdadeiro problema. As personalidades e os desafios que os alunos colocam, nomeadamente a nível disciplinar, levam que o docente “perca” parte significativa da aula com questões laterais.
Numa visão mais politica, fico com a sensação que a divulgação dos rácios é de todo conveniente. Permite (des)orientar a opinião pública, camuflando uma realidade que não é benéfica para a tutela. É uma never ending story… Aqueles que tanto pregaram na importância de defender a imagem dos professores, na hora “h” são implodidos pelo “monstro”, deixam-se levar pela corrente… O passado é o futuro e o futuro será igual ao passado, um circulo vicioso que teima em não ser quebrado.
Seguem alguns dados oficiais e os resultados da sondagem ComRegras. Obrigado a todos os que participaram. 😉
Nas suas turmas, qual é o número médio de alunos?
E por curiosidade fica um comparativo dos rácios do ensino público e privado. Mesmo sendo de 2012/2013, acredito que a realidade não se tenha alterado de forma significativa.