Início Família Regresso À Escola: Dicas Úteis Para Pais E Filhos

Regresso À Escola: Dicas Úteis Para Pais E Filhos

Novo ano letivo. Mudam os professores, as metas curriculares e, por vezes, até a escola. A transição pode custar. É comum que surjam dificuldades. Para ajudar a criança a adaptar-se com sucesso às novas exigências reunimos uma lista com alguns conselhos importantes. 7 dicas para pais e filhos.

90
0

1. ORGANIZE TODA A PAPELADA

A educação escolar exige muitos documentos e reuniões. A organização é fundamental. Crie um calendário familiar para anotar de forma cronológica todos os eventos escolares, reuniões, conferências, etc. Guarde toda a documentação dentro de uma pasta num local de fácil acesso em casa.  Em simultâneo registe também no computador ou no telemóvel todas essas informações, os mails da escola e todos os compromissos do encarregado de educação durante o ano letivo.

2. ACOMPANHE O PROGRAMA EDUCACIONAL DA CRIANÇA

Esteja informado em permanência sobre a formação que a escola disponibiliza à criança. Estar atualizado em relação aos passos que o seu filho dá é a melhor forma de o saber ajudar. Se, por alguma razão, considerar que o programa educacional não está a corresponder às necessidades que se impõem, contacte a instituição de ensino e agende uma reunião.

3. ALIVIE O NERVOSISMO DO REGRESSO ÀS AULAS

Falar sobre o novo ano escolar pode ajudar a criança a reduzir os níveis de ansiedade. Converse sobre as expectativas em relação às novas disciplinas, as atividades e os eventos escolares em que pode participar. O objetivo é que a criança verbalize os seus receios e inquietações de forma a que, juntos, em casa, possam encontrar as estratégias mais adequadas para os contornar.

4. COMUNIQUE REGULARMENTE COM A ESCOLA

Mantenha a porta do diálogo sempre aberta. Comunique desde os primeiros dias e em permanência durante o ano letivo. Tire dúvidas. Esclareça todas as questões e preocupações que ainda subsistem em nome das necessidades da criança.

Quanto mais bem informado estiver melhores condições terá para a ajudar.

5. ESTABELEÇA ROTINAS

É importante que as rotinas existam, antes e depois das aulas. Essa organização é fundamental para o bem-estar da criança na medida em que lhe transmite a sensação de maior segurança para ultrapassar o nervosismo e a ansiedade das primeiras semanas de escola.

6. MANTENHA-SE ATUALIZADO SOBRE NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

É essencial que esteja bem informado sobre as dificuldades da criança. Quanto mais souber das suas fragilidades e do plano educacional em curso, mais preparado estará para lidar com todas as situações. Mantenha-se atualizado sobre as medidas e apoios que podem beneficiar.

7. PARTICIPE EM EVENTOS DA ESCOLA

Procure conhecer os professores, os funcionários, os colegas de turma e as respetivas famílias. Partilhe informações. Dê nota das dificuldades e também, claro, de cada conquista, das vitórias e de todas as melhorias que a criança apresente.  Cada mudança deve ser partilhada. Todas as informações que reportar deverão depois ser tidas em consideração, eventualmente ajustando o plano de educação especial.

Fonte: Sapo

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here