48? 48 anos de serviço??? aos 60 anos de idade??? Isso significa que a pessoa começou a descontar aos 12 anos!!! Então o Estado considera como válidos, descontos realizados em idade ilegal??? E era possível descontar aos 12 anos de idade???
Já chegou o 1 de abril e não me apercebi, só pode…
De positivo e mais realista temos:
O Governo propôs ainda que os trabalhadores com menos de 48 anos de carreira contributiva possam reformar-se antecipadamente sem dupla penalização, ou seja, quem se reformar antes da idade legal (que atualmente é de 66 anos e três meses) deixa de ter a penalização relativa ao fator de sustentabilidade, ficando só com a que corresponde ao número de anos de antecipação da reforma.
Quando leio estas notícias não consigo deixar de pensar, com que idade é que me vou poder reformar, quando ainda nem sequer cheguei aos “entas”…
Há pessoas que começaram a trabalhar aos 12 e aos 14 ( é o caso do meu companheiro). Essas pessoas merecem reformar-se aos 60 ou até antes. Muitas começaram a trabalhar para ajudar as famílias. Para quem não chegou aos “entas” parece inacreditável, mas ainda há 40 anos atrás, éramos um país miserável. Nos anos 60 e 70 víamos crianças descalças e esfomeadas.
“48? 48 anos de serviço??? aos 60 anos de idade??? Isso significa que a pessoa começou a descontar aos 12 anos!!! Então o Estado considera como válidos, descontos realizados em idade ilegal??? E era possível descontar aos 12 anos de idade???”
Sim, era legal.
Pensei que era aos 14…
“O Governo propôs ainda que os trabalhadores com menos de 48 anos de carreira contributiva possam reformar-se antecipadamente sem dupla penalização…”
Deve ser corrigido para:
“O Governo propôs ainda que os trabalhadores com PELO menos de 48 anos de carreira contributiva possam reformar-se antecipadamente sem dupla penalização…”
É o que está na notícia e faz toda a diferença.
Estão redondamente enganados! Comigo não aconteceu, mas colegas meus de escola, logo que terminaram a 4ª classe (pois era assim denominada naquele tempo) com 1o anos de idade,foram trabalhar, embora só era permitido por lei iniciar os descontos para a então Caixa de Previdência aos 14 anos. Na minha classe, só 5 fomos estudar. Isto era no tempo (da democracia ahahah!)do Tonho das botas.
“…O documento que o Governo apresentou foi bem recebido pelos diferentes parceiros sociais, embora alguns deles mantenham algumas dúvidas…”
Que pena não me apetecer brincar!! É que a brincadeira parece engraçada!