Início Escola Recuperação do tempo de serviço | Trocaria anos de congelamento por anos...

Recuperação do tempo de serviço | Trocaria anos de congelamento por anos de reforma?

5070
40
COMPARTILHE

Julgo que a ideia de trocar anos do congelamento por um crédito para antecipar a idade da reforma tem pernas para a andar e acredito que existe abertura por parte do Ministério da Educação para ir nesse sentido. A questão é saber se concordam com a ideia…

Votem e partilhem a vossa opinião. 😉

[socialpoll id=”2491425″]

COMPARTILHE

40 COMENTÁRIOS

  1. O problema é que as estruturas sindicais insistem no impossível. As cedências têm de surgir dos dois lados. insistir na lengalenga dos 9 anos ,..x meses e e dias e horas …, é simples conversa que nunca permitirá um acordo
    Coloquem de forma clara propostas alternativas que passem por uma subida para todos e depois por exemplo por essa da reforma ou outra coisa qualquer

    • Segundo me constou… o ME chegou a oferecer 7 anos ainda antes do compromisso e os sindicatos não aceitaram. Se, e isto é sempre um “se”, se isto é verdade os sindicatos estiveram muito, mas mesmo muito mal…

  2. Como docente não me importo de apostar numa reforma antecipada. Mas tem de existir garantias. Caso mude o governo…..

  3. Eu trocava. E reformava-me desde que isso implicasse ausência de penalizações. Trinta e nove anos depois quero descanso, e deixar o lugar a outro.

  4. 61 anos e 40 de trabalho, mas ainda assim Não. Por uma questão de princípio. Uma coisa é o tempo roubado, que deve ser restituído, na íntegra. Outra coisa é um regime específico de aposentação para os docentes, mais que merecido e que só trará benefícios à educação.

    • O princípio de me contarem integralmente o tempo de serviço que prestei, em situação de equidade com todos os outros funcionários públicos.
      E o princípio de terem em consideração que a nossa profissão é altamente desgastante e carece de um regime de aposentação específico.
      E, ainda, o princípio de que é o sistema educativo que, cedo ou tarde, sairá gravemente lesado com este estado de coisas.
      Mais claro?

  5. Isto está a parecer-se com o OLX……

    Vende-se em bom estado…..

    Troca-se…..

    Compra-se……

    E um bocadinho de mais dignidade e cabeça erguida, não?

    Com estas modernices, ainda alguém troca o marido ou a mulher ou os filhos e mais o cão e o gato…..

    • Não faço a menor ideia nem estou preocupado com patentes. Mas como já sou persona non grata também devo ficar com o carimbo de plagiador…

  6. Só espero que, se houver alguma proposta nesse sentido, não se condicione o acesso apenas aos docentes que se encontrem nos últimos escalões, mas que englobe TODOS. Isto vem a propósito de uma sugestão que circulou recentemente na Net, na qual se estabelecia o patamar do 7º escalão, a partir do qual se poderia solicitar a dita aposentação. Apesar de me encontrar no 3ºescalão, também ambiciono retirar-me o mais cedo possível, pois, além dos 23 anos de serviço docente, descontei também durante 15 anos para a Seg.Social, antes de entrar neste pesadelo que se transformou a carreira docente.

  7. Aceitarei de bom grado essa troca, tal a necessidade de paz e sossego… É este o meu “princípio”, a minha dignidade: preservar a sanidade, ter disponibilidade para mim e para os meus, finalmente!
    Mas cada um sabe de si… Eu sei que não aguento isto muito mais tempo.
    Obrigada pela iniciativa do inquérito, colega Alexandre Henriques. Os resultados não deixam margem para dúvidas… Esperemos que os sindicatos e o governo ponderem bem esta hipótese.
    Bom fim de semana para todos.

  8. Seria, de facto, muito importante que antecipassem a idade de reforma dos professores para os 60 anos, tal como já acontece com a polícia! Há profissões que têm características muito específicas e que têm de ser olhadas de acordo com essa especificidade!!!

    • Claro. Já basta eles para baralhar e roubar. Se vamos na cantiga… depois dançamos e não valerá a pena lamentarmo-nos.

  9. Mas a idade para a reforma teria de ser alterada, caso contrário o que interessam os anos se apenas só aos 66 anos e os tais meses de idade é que nos aposentamos!!! Estarei a compreender mal!!!

  10. Seria uma excelente medida para aqueles que estão mais cansados, os mais “velhos”. Compreendo que os que estão em escalões mais baixos não a aceitem. Por isso, só fará sentido se for OPCIONAL. Ou redução no número de anos (idade e/ou tempo de serviço) que faltem para a aposentação sem penalizações, em troca do tempo congelado, ou recuperação do tempo para os mais novos.

    Só não entendo, se é verdade o que li por aí, qual a razão pela qual os sindicatos NÃO aceitam esta proposta, nem falam dela. Se os sindicatos representam os professores, muitos professores, como se vê pelos nºs desta sondagem e pelos comentários do FB onde se fala deste assunto, estão desejosos que esta proposta avance. Portanto, gostaria de uma explicação dos dirigentes sindicais para a recusa da mesma.

  11. Penso que todos ficávamos a ganhar se for possível a recuperação total ou parcial do tempo de serviço. Pensando nos outros, daria hipotese de dar lugar aos mais novos. Pensando em mim, assinei um contrato de 36 anos de serviço, tempo que já lá vai e gostaria de me aposentar ainda com alguma qualidade de vida, por isso … trocaria anos de congelamento por anos de reforma?

  12. Penso que o ideal seria a recuperação de todo o tempo de serviço, a reforma para todos aos 60 anos, independentemente dos anos de serviço, e sem penalizações.

  13. Em novembro farei 60 anos. Em janeiro de 2019 irei completar 37 anos de serviço. Encontro-me desde 2005 no sexto escalão e sem saber se mudarei ou não uma vez que tive aquele irritável#Bom#! Em caso de vaga, concretizar-se-á este ano civil. O que duvido!
    Não pensaria duas vezes se em troca desses anos de congelamento me concedessem a reforma. Quer mudasse de escalão ou não! MAS SEM QUALQUER PENALIZAÇÃO!
    Sei também o quanto o Estado lucraria! Mas também sei que estou CANSADA, EXAUSTA! Já atingi o meu LIMITE!
    E NECESSITO DE VIVER MAIS ALGUNS ANITOS COM UM POUCO DE DIGNIDADE! Sairia deste filme com todo o prazer!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here