Início Escola Quem acabar em primeiro lugar a reunião intercalar ganha, pode ser?

Quem acabar em primeiro lugar a reunião intercalar ganha, pode ser?

1059
6
COMPARTILHE

Os leitores do ComRegras foram perentórios, 78% considera que as reuniões intercalares devem ter cariz facultativo.

A sua não obrigatoriedade, não significa desleixo ou desinteresse, muito pelo contrário, a ferramenta “reunião” deve ser aplicada quando necessário e não deve ter um calendário predefinido. O ato em si revela um momento de grande responsabilidade por parte do diretor de turma e restantes membros que o compõem.

Reunir por reunir não faz qualquer sentido, cansado estou de ir para reuniões que um simples email podia evitar e onde o principal objetivo é terminá-la antes do cronómetro marcar os 20/30 minutos de duração. Então para quê este excesso de trabalho? Porque passamos a vida a complicar aquilo que é simples?

Além disso, convém recordar, que o horário dos professores está ao minuto e todos estes minutos não são compensados no horário semanal do professor, se as escolas querem que os professores se reúnam – para melhorar a sua articulação, melhorar a implementação de projetos/ideologias escolares – nada contra, agora não se esqueçam de incluir as reuniões na componente de estabelecimento dos professores…

Os professores há muito que se queixam destes abusos, os sindicatos há muito que denunciam estes abusos, o Ministério da Educação há muito que sabe destes abusos, então para quando a decisão óbvia?

Os professores não são crianças, não precisam que lhes digam quando devem reunir, são profissionais sérios que não costumam descuidar o acompanhamento das suas turmas. Os próprios intervalos são normalmente passados a conversar sobre os alunos, fora os emails que são trocados entre professores e diretores de turma.

Sim, alguns professores precisam de vigilância apertada, é verdade, não somos todos iguais e alguns não são dignos do título que carregam, mas para esses, quem de direito que os ponha na ordem e fiscalize se o acompanhamento aos alunos está a ser realizado em conformidade.

Poupemos tempo ganhando tempo…

*Sondagem realizada entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro de 2018

 

6 COMENTÁRIOS

  1. …as reuniões são sempre para os outros… e nunca nos dizem respeito! algo não bate certo: uma organização como é uma escola, sem reuniões dá para desconfiar!

  2. Ainda há pouco tempo houve as avaliações do 1ºP.

    É por isto que sou a favor da alteração do calendário escolar.

    Pois, algumas intercalares não são obrigatórias mas há que fazer sínteses descritivas e lançar propostas de avaliação qualitativa em plataformas.

    Imagine-se os desgraçados dos colegas com 9, 10 e 11 turmas!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here