Início Notícias Professores Com Mais De 60 Anos Podem Deixar De Dar Aulas

Professores Com Mais De 60 Anos Podem Deixar De Dar Aulas

4905
9

Desde que não tenha um caráter obrigatório, parece-me uma excelente medida.


Governo admite que professores com mais de 60 anos podem deixar de dar aulas

Os professores com mais de 60 anos podem deixar de dar aulas, se quiserem, e passar a exercer outras atividades na escola, admite o Ministério da Educação. A notícia foi avançada esta quinta-feira pela edição online do jornal “Público” e confirmada pela Renascença.

A possibilidade – admitida pela primeira vez pelo Governo – consta da nota de apresentação do Orçamento do Estado (OE) 2020, que estará em discussão, na especialidade, esta sexta-feira, no Parlamento.

O executivo pretende “explorar cenários que permitam aos professores após os 60 anos desempenhar outras actividades, garantindo o pleno aproveitamento das suas capacidades profissionais”.

A tutela vai elaborar “um diagnóstico sobre o modelo de recrutamento e colocação de professores, bem como acerca das necessidades docentes de curto e médio prazo (5 a 10 anos), com vista à elaboração de um plano de recrutamento que tenha em conta as mudanças em curso na sociedade portuguesa e que promova o rejuvenescimento da carreira”.

A nota de apresentação do OE 2020 defende, ainda, uma “ponderação da criação de incentivos à aposta na carreira docente em áreas do país e grupos de recrutamento onde a oferta de profissionais possa revelar-se escassa”.

Questionado pelo “Público”, o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, concorda com o regime especial, mas considera que não será fácil colocá-lo em prática.

De acordo com Mário Nogueira, há atualmente cerca de 20 mil professores nas escolas com mais de 60 anos.

Se optassem por deixar de dar aulas, entre “12 a 15% das turmas” ficariam sem professor, indica o secretário-geral da Fenprof.

Fonte: RR

9 COMENTÁRIOS

  1. O secretário geral da Fenprof que não se preocupe com a falta de professores, há muitos e muitos para substituírem os que têm mais de 60 anos, desde que isso se traduza em estabilidade profissional! Ele devia era preocupar-se com os professores licenciados que andam por aí a desperdiçar as suas capacidades, como eu que depois de lecionar quase 2anos andei a apanhar fruta na Suíça, a fazer de vigilante num autocarro de crianças e a empurrar camas e cadeiras num hospital durante 5anos…(agora sou administrativo!), talvez ele esteja preocupado com essa grande fatia de professores com mais de 60, porque provavelmente esses são os seu grandes apoiantes e que o mantêm há 20anos a não fazer nada pelos que mais precisam!
    Finalmente falam numa boa medida para a escola pública e este indivíduo vem dizer que não vai ser fácil de implementar!
    Não há pachorra para este tipo de gente que não está bem com nada! Mas claro… falam do alto do conforto dos seus lares e das suas contas bancárias recheadas!

  2. 20 mil professores com mais de 60 anos? Sinceramente, acham mesmo que esses docentes se sentem com vontade e paciência para a docência? Claro que o ensino está perder qualidade. Deixem trabalhar quem ainda está fresco e com motivação. Por este andar não precisamos de nos licenciar aos 18 anos. Basta aos 40. Antes não temos vagas…

  3. Não percebo a preocupação do sr Nogueira. Será que ele pensa voltar a lecionar? Concordo com a proposta e se não há professores suficientes, o governo que se preocupe com isso e, talvez, deste modo, aprenda a valorizar a profissão docente.

  4. Concordo com a medida apresentada pela tutela, apesar de tudo, pois preferia a reforma, mas não podendo ser, optava por outras atividades, e não ter 6 turmas e 4 níveis com 60 anos.

  5. Aos 60 anos são poucos os que ainda tem saúde e força para continuar a luta difícil de um docente.
    Cada vez mais se sente incapaz de ser aquele que já foi.
    Há com força que continuem. Muitos como eu doentes e cansados,queremos a nossa reforma.
    Somos muitos que andamos com a mala ás costas por esse mundo fora para podermos leccionar.
    Agora velhos e desgastados continuamos a ser mal tratados.
    Deixem viver as pessoas algum tempo com qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here