Início Sociedade Porque é vital a Tecnologia Educacional e Segurança Cibernética estarem de mãos...

Porque é vital a Tecnologia Educacional e Segurança Cibernética estarem de mãos dadas

Entenda porque ensinar Segurança Cibernética é crucial para as vidas das crianças

93
0

Cada vez mais cedo as nossas crianças têm acesso a tecnologia, quer seja pelo computador, tablet ou telemóvel, expondo-se a perigos constantes. Por isso mesmo é crucial que estas saibam se defender dos perigos da Internet e aprendam cedo nas escolas a Segurança Cibernética. O VPN CyberSec pode ser a resposta para esse problema crescente na nossa sociedade.

 

As nossas crianças são alvo de mãos criminosas online diariamente

Se acha que uma criança, que apenas está a fazer alguns jogos e pesquisas na internet, está livre dos perigoso da internet, que vão do phishing, hackeamentos e até roubos de passwords, está muito enganado.

Atualmente, e com as crianças a terem acesso a dispositivos com acessos à Internet cada vez mais cedo, é obrigatório estas terem acesso ao conhecimento básico de como devem evitar potenciais ameaças e ataques de que serão alvo e combater isso mesmo.

Para isso, as escolas têm de tomar a iniciativa, durante as suas aulas de Tecnologia, terem como prioridade a Segurança Cibernética. Antes de se entrar na Internet é crucial conhecer-se os perigos e saber comportar-se quando uma ameaça surge. O uso de VPN´s altamente eficazes e simples para o uso até dos mais jovens, como é o caso do CyberSec, podem evitar as situações mais indesejáveis possíveis online.

Vale a pena relembrar que quer crianças, jovens ou adultos, somente com os sistemas de segurança dos sites que utilizam, quer seja das redes sociais ou mesmo dos seus bancos, nunca estarão 100% a salvo de verem as suas contas serem hackeadas. Pois nem tudo o que é malicioso vai para a caixa de spam!

Em poucos segundos, está a ser alvo de phishing e terá toda a sua informação online exposta a mãos criminosas, que usarão toda a sua informação a seu belo prazer para lucrarem muito, quer seja para venderem a outras empresas ou então para fazer chantagens ou mesmo roubar a sua identidade ou o dinheiro que tem em contas bancárias online. Todo o cuidado é pouco e a educação e o uso de VPN´s pode ser crucial para a sua segurança online e do seu filho.

 

Eis como as escolas devem preparar nossos jovens para as ameaças online

É urgente o Governo e as Escolas nacionais incentivarem os professores a lecionarem Segurança Cibernética, durante as aulas de Tecnologia, de forma a que os mais jovens tenham um conhecimento base forte para conseguirem prevenir-se das muitas ameaças que vão enfrentar ao longo dos anos online.

Deverão existir duas formas de ensinar Segurança Cibernética aos mais jovens nas escolas, adaptando-se assim da melhor forma aos interesses de cada um. Ou seja, quem estivesse mais interessado em assuntos tecnológicos e de TI (Tecnologia de Informação), iria aprender como os hackers e empresas maliciosas operam para conseguirem atacar as pessoas online.

Por isso mesmo, seria crucial ensinar aos nossos jovens as formas mais comuns de phishing online, e como estas empresas maliciosas, muitas vezes através de estratégias com e-mail, redes sociais ou landing pages, conseguem cativar e fazer com que as pessoas cliquem nos links que lhe darão todo o acesso necessário às suas senhas e informação pessoal.

Dessa forma, seria interessante testar uns com os outros nas aulas essas mesmas estratégias de e-mail focado no phishing e tentarem perceber de que forma estes poderão estar expostos a possíveis ameaças e quais seriam as melhores formas de combater isso.

No entanto, para os nossos jovens que não têm tanto interesse em aprender como essas práticas maliciosas online funcionam, é necessário entenderem como se devem proteger. Por exemplo, saber tomar estas medidas de segurança cibernéticas é o primeiro passo para evitar situações e ameaças indesejadas online:

  • Saber como criar senhas elaboradas e fora do comum
  • Guardar informação importante em locais seguros offline, como em pens
  • Ter especial cuidado onde se fala sobre assuntos confidenciais online
  • Evitar clicar em links desconhecidos ou de fontes misteriosas
  • Procurar sempre a credibilidade da fonte e se está a falar com os e-mails oficiais

 

Encontrar um VPN é crucial para manter as suas crianças seguras online

Além do ensino da Segurança Cibernética nas escolas, é importante saber da importância que um bom VPN tem na segurança dos mais jovens online. Um dos melhores e mais simples VPN´s do mercado para proteger o computador ou telemóvel do seu filho é o CyberSec.

Este VPN vai tornar a sua navegação e experiências online muito mais seguras. Estas são as vantagens imediatas que terá ao instalar o CyberSec:

  • Bloqueia sites perigosos- estará protegido de golpes de phishing ou softwares maliciosos
  • Vai estar protegido de ataques DDoS– o CyberSec vai cortar imediatamente a ligação do seu dispositivo ao controlo do Botnet
  • Os anúncios deixarão de existir- vai ter uma navegação muito mais rápida e limpa

A instalação e uso do CyberSec é simples e pode ser o recurso de segurança cibernética que sempre procurou. Esteja mais protegido do que nunca de todas as ameaças online.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here