Início Escola Parlamento recomenda que a Ed. Física conte para a média do E....

Parlamento recomenda que a Ed. Física conte para a média do E. Superior e seja reforçada a sua carga horária

950
5

No 1º ciclo e apesar de constar na matriz e por isso ser obrigatório, parte significativa dos alunos não faz atividade física na escola. No 2º e 3º ciclo, os alunos usufruem de 3 tempos letivos e no Ensino Secundário, 4 tempos letivos. Agora pergunto-vos, qual a altura em que os alunos mais precisam de atividade física? Qual a altura onde os alunos desatam a correr nos intervalos, não param quietos e são esponjas cognitivas, sociais e físicas? Julgo que está tudo dito sobre a forma como está construída a pirâmide de ensino da Educação Física na escola…

Hoje o Parlamento deu um sinal claríssimo ao Ministério da Educação para voltar a incluir a Educação Física na média de acesso ao Ensino Superior e fiscalizar o que se passa no 1º ciclo. Passaram 2 anos e 5 meses deste a promessa do secretário de Estado João Costa e a paridade da Educação Física com as restantes disciplinas continua por cumprir. Afinal, o que falta? É preciso tantos pareceres e opiniões para uma questão que tem a concordância do próprio Ministério da Educação, que é comprovada por vários estudos, que é uma necessidade da sociedade moderna, altamente sedentária e obesa? Repito, afinal, o que falta???

Ficam os pareceres que foram aprovados hoje no Parlamento.

As duas resoluções com recomendações ao Governo foram aprovadas com os votos do PS, BE, PCP, PEV, PAN e do deputado do CDS-PP Telmo Correia, com a abstenção do PSD.

Parlamento aprova resolução para reforço da carga horária da Educação Física nas escolas

(Público via Lusa)

5 COMENTÁRIOS

  1. Há que reconhecer a força do ‘lobby’ da Educação Física junto do poder. Todos perdem horas, ser deficiente já não dá direito a turma reduzida, mas para a Educação Física vão arranjar horas. Isto sem falar do Desporto Escolar, a completar horários a centenas de professores, com meia-dúzia de alunos.

    • Fala do que não sabe, pois se soubesse, saberia da enormidade de horas extraordinárias e sem serem remuneradas que os professores de ed. Física fazem à custa do desporto escolar. E o tal Lobby que fala se fosse tão forte assim, não haveria um 1 ciclo quase sem aulas de ed. Física e esta contaria para a média de acesso ao superior…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here