Início Notícias Os pais que são professores devem ficar fora do Conselho Geral?

Os pais que são professores devem ficar fora do Conselho Geral?

1620
1

Acho que sim, esta duplicação de papéis só interessa aos visados. Já existe um número significativo de professores no Conselho Geral, o problema da eleição dos encarregados de educação, nomeadamente a discrepância entre o universo e os votantes que o Luís Braga denunciou em exclusivo para o ComRegras (ver aqui e ali) e que foi publicado pelo jornal Público, deve ser encarado de frente. Os pais não podem dizer que querem estar mais presentes nas escolas e quando são chamados poucos são os que comparecem.

Pais que são professores devem ficar fora dos conselhos gerais das escolas, diz PSD

(Samuel Silva – Público)

Os pais e encarregados de educação que sejam professores ou funcionários no mesmo agrupamento de escolas frequentado pelos filhos não devem ter lugar nos respectivos conselhos gerais. A proposta é do PSD e faz parte de uma conjunto de regras para a escolha dos representantes das famílias no órgão máximo das escolas básicas e secundárias que aquele partido incluiu num projecto de lei que é votado na sexta-feira, no Parlamento.

O PSD entende que é necessário “clarificar” a forma como são escolhidos os representantes dos encarregados de educação nos conselhos gerais das escolas. “O movimento associativo dos pais teve um crescimento e um amadurecimento muito grande nos últimos anos, que agora permite avançar para um aprofundamento”, justifica o deputado Amadeu Albergaria.

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

  1. Sou RPEE no Conselho Geral do Agrupamento frequentado pelo meu filho e professora numa escola noutro concelho. Não reconheço nenhuma incompatibilidade entre estas minhas duas funções; até acho que tem sido muito enriquecedor para ambas as partes. Além disso, coloca-se muitas vezes a tónica nos professores, mas devo dizer que há dois anos houve uma funcionária do Agrupamento que se quis candidatar a RPEE e que só não ficou por incorreções formais da sua candidatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here