Início Notícias Orçamento Participativo nas Escolas | Alunos decidem, está decidido!

Orçamento Participativo nas Escolas | Alunos decidem, está decidido!

95
0
COMPARTILHE

Eis uma iniciativa pioneira que deve ser louvada. Sou um defensor de orçamentos participativos e apesar da tenra idade dos cidadãos que “habitam” nas escolas, também estes devem e podem ter uma palavra a dizer sobre uma parte do “seu” orçamento escolar.

Mas esta participação dos alunos não deve ficar por aqui, os regulamentos internos, os códigos de conduta e porque não os próprios projetos educativos, devem ter a colaboração dos alunos, claro que devidamente dimensionada/orientada.

A envolvência dos diferentes membros da comunidade educativa na escola, permite aproximá-los da escola e criar uma cultura de interesse e participação que trará benefícios a curto e médio prazo. Afinal, a escola é de e para todos!

ALUNOS COM VOZ ATIVA NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS

(Ministério de Educação)

Tal como anunciado pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a 24 de março (Dia do Estudante), foi disponibilizada uma verba adicional às escolas para ser discutida e decidida pelos próprios alunos, no valor de um euro por aluno, com um teto mínimo de 500 euros por escola.

Com esta prática, pretende-se que sejam os estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário das escolas públicas a decidirem o que fazer, desafiando os alunos a aprender a gerir, a pensar em necessidades e a partilhar ideias, naquela que é uma iniciativa de incentivo à participação cívica e democrática.

Os alunos têm um prazo que começa a 6 de janeiro e termina a 24 de março (data da votação das propostas) para pensar, criar e debater onde e como querem aplicar esta verba, de forma a convertê-la numa mais-valia para a sua escola.

Vejam o despacho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here