Início Rubricas O que é a felicidade para ti?

O que é a felicidade para ti?

SER feliz não é viver apenas de momentos de alegria, é ter a coragem de enfrentar os momentos de tristeza e sabedoria para transformá-los em aprendizagem.

1404
2

Já alguma vez vos perguntaram ou perguntaram a alguém se eram felizes? O que é isto da felicidade e ser feliz? Será que o meu conceito de felicidade é igual ao vosso? Será que o nosso conceito de felicidade como pais é igual ao conceito de felicidade dos vossos filhos?

Claro que não.

E agora pergunto ainda. Seremos nós capazes de SER felizes?

A felicidade não é algo que nasce connosco, é algo que se constrói, que cresce, que se modifica, que se transforma, de acordo com as nossas vivências. A felicidade é um estado da alma, uma emoção num momento, que se pode prolongar por uma vida, com diversas intensidades.

Se perguntássemos a um bebé o que lhe faz feliz, este diria certamente que estar com a mãe e com o pai é o supra sumo da felicidade.

No entanto, se perguntarmos a um pré adolescente o que lhe faz feliz, este diria provavelmente que seriam os amigos e os jogos.

Mas a felicidade é muito mais do que momentos em que somos felizes. Até porque nunca conseguimos estar felizes durante 24 horas por dia, todos os dias. A vida acontece, traz-nos desilusões, contratempos, problemas. É a capacidade que temos de enfrentar a vida, que nos faz encontrar a verdadeira felicidade. Porque podemos ser felizes, mesmo estando tristes de vez em quando. Podemos ser felizes, mesmo estando preocupados, doentes, chateados. SER feliz é diferente de ESTAR feliz. SER feliz é uma escolha da alma. Estar feliz é um momento.

A escolha que fazemos em ser felizes, não é fácil. Por vezes parece mesmo impossível. Já vos perguntaram como é que era possível que determinadas pessoas, com doenças terminais, com dificuldades económico-financeiras, com vidas realmente complicadas, conseguiam ser felizes? Há pessoas assim. Que escolhem ser felizes apesar de nada à volta delas, pelo menos à primeira vista, lhes dar felicidade. Essas pessoas escolheram ser felizes. E a felicidade para estas pessoas pode estar em coisas que para mim, para vocês, não significam rigorosamente nada.

Podem dizer não é possível, que se estão a enganar a elas mesmas, que é a forma que encontraram para sobreviver o dia a dia. Que não sabem elas o que é a felicidade. Que transmitem ser felizes mas por dentro, choram. Será mesmo?

Ou será que se trata apenas do nosso conceito de felicidade?

Porque é que não somos capazes de SER felizes apenas por respirarmos? Apenas por vivermos. Apenas por olharmos para os nossos filhos. Apenas por termos um emprego. Apenas por termos uma casa. Apenas por termos um amigo. Apenas…

Porque é que não procuramos nas pequenas coisas dos nossos dias, pequenas coisas que nos fizeram sorrir e pensar que vale a pena andar cá neste mundo? Não é isso a felicidade?

Não é possível ESTAR feliz 24 horas por dia, todos os dias da nossa vida, mas é impossível ser INFELIZ 24 horas por dia, todos os dias da nossa vida.

Procurem o vosso momento feliz do dia e transformem-no num estado de alma. Façam desse momento feliz, o momento do dia, aquele que vai tornar os momentos menos felizes, menos importantes. Aprendam a SER felizes mesmo nos momentos mais difíceis.

“SER feliz não é viver apenas de momentos de alegria, é ter a coragem de enfrentar os momentos de tristeza e sabedoria para transformá-los em aprendizagem.”

A vida é feita de escolhas. Escolham SER felizes. SER feliz só depende de vocês.

Rita Silva Cardoso

2 COMENTÁRIOS

  1. Sim podemos construir a felicidade , mesmo nos momentos mais difíceis, transformam-dos em Aprendizagem. ser feliz depende muito de Nós e do Mundo que nos Rodeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here