Quem tem filhos na escola pública terá de renovar a matrícula online, mesmo que não haja mudança de ciclo nem de estabelecimento de ensino. A decisão foi tomada pelo Ministério da Educação e a obrigação impõe-se em todos os anos de escolaridade. Os diretores receiam a multiplicação de pedidos de ajuda e a corrida dos pais às secretarias das escolas e questionam a oportunidade de mudar procedimentos num ano em que o atendimento presencial está limitado por causa da pandemia.
– Matrículas do 2º ao 12º ano, a partir de 26 de junho.
Para utilizar este serviço o Encarregado de Educação pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação:
- Credenciais de acesso ao Portal das Finanças
- Cartão de Cidadão – Para a autenticação com recurso ao Cartão de Cidadão é necessário o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN de autenticação, um leitor de cartões ligado a um computador com acesso à Internet e ter instalado no computador o plugin Autenticação.Gov (disponível em: https://autenticacao.gov.pt/fa/ajuda/autenticacaogovpt.aspx)
- Chave Móvel Digital – Para a autenticação com recurso à Chave Móvel Digital é necessário que previamente tenha sido efetuado um pedido de Chave. Poderá consultar a informação referente ao pedido de Chave Móvel Digital e ao processo de autenticação em https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital