Início Escola Moralistas e Puritanos…

Moralistas e Puritanos…

99
0

O dia em que a GNR entrou nas salas de aula com cães

cão-700x525Segundo o jornal “Público”, no dia 23 de Fevereiro, na Escola Secundária de Santa Maria, em plena aula, entrou uma brigada da GNR que apreendeu 20 doses de haxixe e uma quantidade insignificante de liamba. Segundo a mesma notícia, os pais só foram avisados posteriormente e o sociólogo João Sebastião, antigo coordenador do Observatório de Segurança Escolar mostrou-se indignado com esta situação.

Depois dessa indignação surgiu mais uma, desta vez num artigo de opinião de Alberto Pinto Correia, procurador-geral adjunto, que podem ler aqui

Não são só eles que ficaram indignados, também eu fiquei… No entanto a minha indignação surgiu, por ainda não ter lido qualquer critica ao facto de alunos estarem dentro de uma sala de aula com droga nas mochilas. Parece que é tudo normal… No entanto a diretora já foi julgada pelo seu terrível crime.

Se me permitem, vou ter um momento António Pires de Lima… (para quem não se lembra, foi aquela situação caricata na Assembleia da República, sobre as taxas e taxinhas…)

Se calhar esta situação já aconteceu por diversas vezes… Se calhar dentro e fora do recinto escolar tem havido tráfico e consumo de estupefacientes… Se calhar alguns pais e professores já tinham avisado para o que se estava a passar… Se calhar a GNR, em conjunto com a escola tentaram outras formas para resolver a situação… Se calhar os moralistas e puritanos julgam, que os diferentes envolvidos são uma cambada de mentecaptos que não sabem ajuizar os prós e contras destas medidas… Se calhar está na hora, destes “julgadores de bancada”, experienciarem o que é ensinar e educar indivíduos que já entraram nos meandros da criminalidade… Se calhar está na hora de apoiar quem precisa e deixarem-se de demagogias baratas…

Eu imagino o que diriam se nada tivesse sido encontrado dentro das mochilas dos alunos? Ai Jesus, o trauma o trauma… O pico do estapafúrdio surgiu quando consideraram que os encarregados de educação deviam ter sido avisados previamente. Eu espero que isso tenha sido apenas um lapso de ingenuidade, se foi o caso vou dar uma ajudinha…

Novamente em modo António Pires de Lima…

Nem todos os encarregados de educação são pessoas idóneas… Nem todos os encarregados de educação são aliados da escola e das autoridades… Nem todos os encarregados de educação são os mais cumpridores no que ao sigilo diz respeito…

Parabéns sra. diretora pela coragem que demonstrou, nem todos fariam o mesmo. Estas “coisas” de estupefacientes são meandros perigosos, e nem todos querem correr o risco de represálias materiais ou físicas.

Esta situação não é um exclusivo da Escola Secundária de Santa Maria, muitas delas vivem com este flagelo. A articulação com a Escola Segura é essencial, numa simbiose discreta, de modo a não criar alarmismos exacerbados em algumas personalidades mais sensíveis.

Se a lei não permite, então mude-se a lei.

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here