Início Rubricas Miseráveis

Miseráveis

1300
2
COMPARTILHE

Sinceramente, a nível pessoal, sou indiferente aos comentários, à adjetivação maligna, à degradação da imagem dos professores, que têm vindo a acontecer. Nem o nome dos *miseráveis*- foi a palavra que ficou e pela qual designo todos- eu me dou ao trabalho de memorizar. Acho que o termo se adequa porque, pagos para denegrir, ou incentivados a tal, só o fazem por miséria moral e cívica.

Alguém que não é professor, que nunca frequentou uma Escola de Educação, antes ou depois de ser Ensino Superior, não abre a boca para avaliar pedagogia, a respetiva qualidade/ aplicação/ adequação, se não for um ser miserável, sem noção do respeito devido a outro ser social, ao seu trabalho, aos anos que investiu na sua preparação e que passou, na prática, a formar cidadãos, alguns dos quais são de momento, já eminentes figuras deste país!

Só um ser de espírito miserável, generaliza defeitos ou qualidades a milhares de pessoas, classificando-as, dando-se à arrogância de achar que merecem isto e não merecem aquilo, palpitando sobre pormenores técnicos que só os profissionais formados e experientes podem ajuizar, que foram ou não avaliadas, quando as LEIS DA AVALIAÇÃO foram elaboradas por juristas e aplicadas conforme a orientação de GOVERNOS.

Não. NUNCA HOUVE PROGRESSÕES AUTOMÁTICAS.

Não. PASSAR O TEMPO NÃO LEVA DOCENTES AO ESCALÃO SUPERIOR DA CARREIRA!

Mas que interessa isso aos tais que só querem atacar e colocar o nome de outros na “boca do mundo”?? Interessantíssimo é que se deixe de falar das consequências dos incêndios (e de outras), da reconstrução necessária e de tantas promessas que foram feitas. Serão cumpridas?? Desde que a Comunicação Social tenha com que se entreter, que outros assuntos andem nas guerrilhas do passar dos dias…

Por isso, para a minha pessoa, o valor dos comentários miseráveis não é nenhum. Sou a mesma professora, desenvolvo o meu trabalho diário, penso nos meus alunos e como os poderei ajudar… Mas, precisamente por pensar nos alunos, incomodo-me. Porque já é tanto o desrespeito para com a Classe Docente, porque já é tão difícil ter a compreensão dos pais e dos alunos, porque os ambientes escolares já não são suportáveis a quem quer fazer algo de positivo e que acaba por ter que se afastar, que é uma atitude miserável, PORQUE VAI AFETAR AS NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS, toda a campanha orquestrada contra os professores.

É isso que aqueles que enchem a opinião pública de comentários em desabono de quem todos os dias ensina e educa (porque se os professores deixarem a educação só a cargo dos pais, o seu papel não é completo) miseravelmente não conseguem alcançar, na sua cegueira de maldizer.

Fátima Ventura Brás- Professora do 1.º Ciclo

2 COMENTÁRIOS

  1. O nosso quotidiano continua inalterado, mas o que a opinião pública pensa de nós, por influência de quem usa as televisões para torcer a verdade, já dificilmente pode ser alterado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here