Profissionalizar a abordagem à indisciplina escolar. Em resumo foi isso que o Agrupamento de Escolas de Sátão fez através do seu manual de procedimentos de âmbito disciplinar. Sou um forte defensor das equipas multidisciplinares pois constatei na prática o seu sucesso, felizmente são várias as escolas que apostam nesta metodologia e tenho a certeza que poucas ou nenhuma estará arrependida.
Reconhecer, conhecer, prevenir e agir. Reconhecer que existe um problema, conhecer a dimensão desse problema, prevenir numa estratégia de proximidade e acompanhamento e agir sempre que os limites são ultrapassados. Fala-se muito sobre indisciplina escolar, muitas vezes com grandes teorias, mas em resumo basta implementar estes 4 parâmetros para obter resultados positivos. No Agrupamento onde trabalhei, em 6 anos, houve uma redução da indisciplina (participações disciplinares/processos disciplinares) na ordem dos 60% a 70%.
Parabéns ao Agrupamento de Escolas de Sátão, vejam o pequeno vídeo e consultem o seu manual.
Também podem consultar a proposta do ComRegras sobre a organização e funcionamento destas equipas no separador “gabinete disciplinar”, que se encontra na parte superior do blogue.
…já agora também um manual para ministros mal comportados!
…uma verdadeira escola satã para os queridos alunos!