Início Escola Manual de Procedimentos de Âmbito Disciplinar (Escolas de Sátão)

Manual de Procedimentos de Âmbito Disciplinar (Escolas de Sátão)

1047
2
COMPARTILHE

Profissionalizar a abordagem à indisciplina escolar. Em resumo foi isso que o Agrupamento de Escolas de Sátão fez através do seu manual de procedimentos de âmbito disciplinar. Sou um forte defensor das equipas multidisciplinares pois constatei na prática o seu sucesso, felizmente são várias as escolas que apostam nesta metodologia e tenho a certeza que poucas ou nenhuma estará arrependida.

Reconhecer, conhecer, prevenir e agir. Reconhecer que existe um problema, conhecer a dimensão desse problema, prevenir numa estratégia de proximidade e acompanhamento e agir sempre que os limites são ultrapassados. Fala-se muito sobre indisciplina escolar, muitas vezes com grandes teorias, mas em resumo basta implementar estes 4 parâmetros para obter resultados positivos. No Agrupamento onde trabalhei, em 6 anos, houve uma redução da indisciplina (participações disciplinares/processos disciplinares) na ordem dos 60% a 70%.

Parabéns ao Agrupamento de Escolas de Sátão, vejam o pequeno vídeo e consultem o seu manual.

Também podem consultar a proposta do ComRegras sobre a organização e funcionamento destas equipas no separador “gabinete disciplinar”, que se encontra na parte superior do blogue.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here