Início Rubricas Mais um relatório da “Europa” e mais umas tantas conclusões erradas

Mais um relatório da “Europa” e mais umas tantas conclusões erradas

952
3

Chegou mais um relatório da “Europa” e mais umas tantas conclusões erradas:

The Organisation of School Time in Europe

https://eacea.ec.europa.eu/national-policies/eurydice/sites/eurydice/files/school_calendar_2018_19_final_report_0.pdf

O nosso jornalismo fez logo um título enganador

Ano letivo: mais férias de verão e só metade dos dias com aulas

Sim, talvez em Portugal haja mais férias no Verão, mas esta não é toda a verdade.

Há mais férias no verão mas também menos férias no Inverno e isto o jornalista não salienta.

Porque será? Em Portugal temos um sol magnífico no verão, logo é normal possibilitar às famílias as férias nesta época. Na Suíça não têm o nosso sol, mas têm boa neve no Inverno, logo é normal por lá fazerem férias em estâncias de ski. Simples não é?

No relatório é referido que em Portugal existem entre 175 e 180 dias com aulas. Em que se baseia o jornalista para dizer que temos “…só metade dos dias com aulas”?

Estará a fazer contas a la Miguel Sousa Tavares, contabilizando sábados e domingos?

Se o ano tem 52 semanas, se cada semana tem 5 dias úteis, existem por ano cerca de 260 dias úteis e 180 não é metade de 260, certo sr. Jornalista? (sem contar com feriados).

Continuando para o subtítulo:

“Relatório da rede Eurydice, publicado pelo Conselho Nacional de Educação, mostra que alunos portugueses têm 13 semanas de férias grandes. Na Suíça, esse número pode ser de apenas cinco semanas.”

Não há 13 semanas de férias grandes! A conclusão de que se não há aulas então os alunos estão de férias está completamente errada, sr. Jornalista, consulte as fontes. Se consultar as notas no fim da tabela relativa a Portugal é referido que os alunos tem exames até ao fim de julho.

Para o comprovar poderia ter analisado um mapa de exames e verificado que os alunos em Portugal realizaram o último exame no dia 23 de julho.

https://www.examesnacionais.com.pt/exames-nacionais-11-ano.php

Entre o final das aulas e a realização deste exame os alunos não estiveram de férias, estiveram a estudar arduamente. Entre esta data e o início das aulas a 14 de setembro passaram apenas 7 semanas.

Para escrever um artigo não basta retirar meias verdades de um relatório, porque assim se resvala para a mentira. É com toda a verdade que uma notícia deve ser elaborada.

Sr. Prof. Zé

3 COMENTÁRIOS

  1. Tão real como dizer que um advogado só trabalha as horas que passa em tribunal, ou um jogador de futebol trabalha 90mn em média por semana. Realmente quando se quer inquinar a opinião pública, nada como encomendar notícias a um jornaleiro…

  2. Não vi/li esta notícia mas têm sido lançadas muitas notícias com dados enviesados ou mesmo falsos.
    Não conheço a fundo a legislação relativamente ao direito ao contraditório, mas penso que seria importante começar-mos a exigir esse direito junto das redações e inundá-las com textos que mostrem a realidade e o mau trabalho jornalístico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here