Serão só os adolescentes?
Do sitio Pais&Filhos:
Um quarto dos adolescentes nunca fica “offline”
Um quarto dos adolescentes entre os 13 e os 17 anos nunca fica “offline”, nove em cada dez não deixa passar 24 horas sem ver as novidades nas redes sociais e 70 por cento usa mais do que uma plataforma digital de socialização. Na base deste fenómeno está a vulgarização dos smartphones, que têm vindo a conquistar terreno a outros equipamentos tecnológicos, como os computadores.
A instituição norte-americana de pesquisa sociológica Pew Research Centre perguntou a 1060 adolescentes de que forma usam os seus telemóveis e descobriu o que os investigadores chamam de “frenesim de acesso” à internet, motivado pelas crescentes capacidades tecnológicas daqueles equipamentos.
Dos 92 por cento dos jovens que diziam usar a internet todos os dias, mais de metade fazem-no várias vezes por dia, 12 por cento apenas uma vez por dia, seis por cento uma vez por semana e dois por cento menos de uma vez por semana. Quanto ao tipo de equipamentos, 75 por cento diz ter um smartphone.
Estudos anterior mostraram que os utilizadores de smartphones usam-nos uma média de 150 vezes por dia e um número significativo de pessoas não consegue deixar passar mais de dez minutos sem lhes pegar.