Início Rubricas Lembro-me do passado, indigno-me com o presente…

Lembro-me do passado, indigno-me com o presente…

272
2
COMPARTILHE

Eu queria escrever, mas não consigo! Do passado, lembro o tempo em que os professores estavam unidos, em contraste com os tempos atuais, em que só encontro resignação, cansaço e pouca solidariedade.

Começo a entrar na fase em que já nem a resignação e o cansaço sobrevivem, e me calo para não dizer uma palermice qualquer, e ficar reduzido ao meu pequeno mundo de pensamento solitário.

Sinto a contradição de quem quer menos escola, mas não consegue desligar-se, iludido pelo regresso da antiga flexibilidade curricular. Conheço quem andou a desempoeirar os livros, ou a fazer grelhas excel as férias inteiras.

As recordações do passado, de um tempo de inovação, dos projetos da juventude em que nos sentiamos super homens, para alguns não faz sentido e será obrigação, mas para outros, talvez mais novos, pode ser um lufada de ar fresco na sua vida profissional. Talvez a marcação de mais reuniões para articular e registar, que os fará estar mais tempo juntos lhe quebre ou não o entusiasmo? Borucracia escolar considerada por uns, e partilhas essenciais e colaborativas consideradas por outros.

As injustiças enervam-me e deprimem-me, era urgente retomar a colegialidade nas estruturas pedagógicas. A desconfiança no poder total não ajuda a retomar confiança!

Duilio Coelho

2 COMENTÁRIOS

  1. …uma escola como a de hoje faz lembrar as escolas de da RDA mas só que em África, talvez num cenário só comparável aos filmes de ficção passados em Marte, onde não há crianças e os que lá estão acabam por morrer. mas tudo bem, enquanto houver medalhas para distribuir por vaidosos para vaidosos isto irá continuar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here