Início Rubricas Instabilidade de docentes no 1º ciclo piora aprendizagens iniciais

Instabilidade de docentes no 1º ciclo piora aprendizagens iniciais

6
1
COMPARTILHE

O colega Duilio Coelho, tem sido a face dos professores do 1º ciclo, a tentativa de criar uma associação para os professores do 1º ciclo/educadores (ANAPE) é reveladora do inconformismo reinante. A afirmação que serve de título para este artigo é preocupante, e por aquilo que tenho lido nos diferentes meios de comunicação social e redes sociais, os professores do 1º ciclo são os que estão mais insatisfeitos com o sistema de ensino e situação profissional. O desabafo que se segue não devia ser apenas mais um, precisa de ser efetivamente ouvido para que as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e motivadas para o seu desempenho profissional.

Instabilidade de docentes no 1º ciclo piora aprendizagens iniciais

desabafoQual era o principal incentivo, para além do gosto de trabalhar com alunos desta faixa etária,  para um professor que construía a sua carreira sempre no 1º ciclo? Esse incentivo acabou! Um professor a meio da carreira pensa naturalmente em transitar para o ciclo seguinte, onde pode usufruir das reduções horárias letivas, de acordo com a sua idade. 

A monodocência voltou a estar na moda, manca no 3º e 4º anos, mas com a determinação de obrigar os professores maiores de 60 anos, a cumprirem as 25 horas letivas, se não pretenderem terminar a sua carreira a fazer substituições, e a rodar pelas turmas em apoio pedagógico.

O 1º ciclo tem servido para tudo:

  • Absorver os professores com horário zero, que veem de outros ciclos, sem a necessária experiência, que estão necessariamente de passagem.
  • Para aumentar o número de alunos por turma, agora 26.
  • Diminuir o número de horas das AEC através de uma ilegalidade, que não contabiliza as horas do intervalo como letivas, quando quase sempre o professor fica na sala a acompanhar os alunos mais lentos.

Duilio Coelho

1 COMENTÁRIO

  1. O fim do regime especial de aposentação cria a maior instabilidade de sempre neste ciclo
    Com o seu término só os professores com grande paixão pela monodocência ou sem habilitação para outro grupo querem permanecer. Alguns não disfarçam a pressa que chegue a oportunidade de mudar de ciclo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here