Início Escola “Indisciplina na escola gera violências mais graves. É o começo de tudo”

“Indisciplina na escola gera violências mais graves. É o começo de tudo”

213
0
COMPARTILHE

Indisciplina na escola gera violências mais graves. É o começo de tudo

A frase é dita por Luciane Manfro, responsável por um programa no Brasil que visa reduzir a violência escolar, envolvendo a comunidade (carregar link em cima).

Não podia estar mais de acordo. A escola é o berço da sociedade e ao contrário do que se diz, que o trabalho dos pais é o único responsável pela educação das nossas crianças e jovens, a escola tem um papel determinante para moldar o futuro tecido social. É na escola que existem os amigos, é na escola que são estabelecidas as principais ligações interpessoais, é na escola que ocorrem os arrufos, o bullying e toda uma panóplia de situações próprias do crescimento infantojuvenil.

Ontem soubemos que 153 jovens internados nos centros educativos custam 7 milhões de euros por ano, mais do dobro de um adulto que se encontra detido.

«Por dia, cada menor internado num centro educativo gasta ao Estado 137,34 euros PRISÕES Reclusos adultos nas cadeias portuguesas custam em média 60 euros diariamente.»

«Cada um dos jovens internados em centros educativos por crimes cometidos custa ao Estado uma média diária de 137,34 euros. Os dados fornecidos ao CM pela Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais especificam que 153 jovens estão espalhados por sete centros educativos – sendo 136 do sexo masculino e 17 do sexo feminino. Feitas as contas, por ano, o Estado gasta com estes jovens – que praticaram crimes e têm menos de 16 anos mais de sete milhões de euros. Num recluso adulto, o custo médio diário ronda os 60 euros.»

«Os centros educativos destinam-se a todos os jovens entre os 12 e os 16 anos que cometem crimes e que em função da idade ficam sujeitos, em vez de uma medida de coação, a uma medida tutelar educativa.»

Fonte: Correio da Manhã via jornal A Bola

É muito importante começar um trabalho de base e quando digo de base é no pré-escolar, assinalando famílias problemáticas e apostando seriamente na recuperação do aluno em dificuldades, para que este consiga obter/manter o sucesso escolar. A indisciplina e o insucesso escolar são gémeos siameses e onde um está, o outro tende a estar.

Costuma-se de dizer que é de pequenino que se torce o pepino…

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here