Início Notícias Há Muitos Alunos No Ens. Secundário Mas Poucos Chegam Ao Ens. Superior

Há Muitos Alunos No Ens. Secundário Mas Poucos Chegam Ao Ens. Superior

86
0

A imagem mostra que Portugal está abaixo da média da OCDE e da UE23, no número de alunos inscritos no Ensino Superior. Pelos vistos o problema está na quantidade de alunos no Ensino Profissional e que depois não transitam para o Ensino Superior, optando por entrar diretamente no mercado de trabalho.

Não podemos querer o melhor de dois mundos, o Ensino Profissional para serviços não especializados não carece de uma formação superior. Além disso, o perfil de alunos que os frequentam está muito longe do perfil necessário para frequentar com sucesso o Ensino Superior.

Querer “facilitar” a entrada destes alunos para o Ensino Superior, conforme se falou no passado, é um tiro nos pés pois será apenas para Europa ver.

A nossa realidade é a nossa realidade, devemos ambicionar mais, concordo, mas não devemos queimar etapas só para ficar bem numa estatística qualquer.

 

Portugal tem muitos alunos no secundário mas poucos chegam ao superior

O país “precisa de mais gente no ensino superior” e o que aconteceu no ensino secundário pode servir de modelo, defende a investigadora. “Da mesma forma como, quando se fez uma massificação no secundário teve que ser feita uma diversificação da oferta, também no caso do superior terá que acontecer o mesmo”, propõe Cláudia Sarrico.

Um exemplo relativamente recente do que podem ser as novas ofertas de universidades e politécnicos são os cursos técnicos superiores profissionais. Portugal também tem margem para aumentar o número de estudantes em regime de tempo parcial – em que é um dos países com menos alunos inscritos, com 5,19% contra 19,65% de média da OCDE –, mas também públicos adultos que estejam já no mercado de trabalho.

“A oferta tem de se adaptar para que seja uma oferta de qualidade e os alunos não só entrem como também progridam e saiam com as competências”, defende a investigadora da OCDE.

 

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here