Início Notícias Governo Vai Criar Incentivos Para Garantir Professores Nas Escolas

Governo Vai Criar Incentivos Para Garantir Professores Nas Escolas

152
0

Para superar a falta de professores em algumas zonas do país, como nas regiões de Lisboa e do Algarve, o Governo está a avaliar a criação de incentivos que ajudem a fixar os docentes. A medida visa de forma especial “certos territórios onde se têm verificado maiores desafios” neste processo, diz o jornal “Público” na sua edição deste sábado.

A análise exige a articulação entre o Ministério da Educação, outros ministérios e autarquias com o objetivo de encontrar “possíveis soluções adicionais que visem incentivar a colocação de professores” num momento em que a falta de docentes deixou de ser um problema do interior do país, para afetar de forma especial as grandes cidades e as regiões economicamente mais dinâmicas.

Na sua edição de sábado passado, o Expresso referia este problema, num trabalho sob o título “professora aluga sofá a 10 euros por dia para poder dar aulas” que fazia eco das dificuldades dos docentes deslocados em Lisboa e no Algarve para encontrarem alojamento e, também, das dificuldades sentidas pelas escolas em encontrar candidatos para os lugares que vão surgindo, devido ao aumento das rendas.

Nos próximos quatro anos, cerca de 18 mil professores vão reformar-se, mas também haverá menos 100 mil alunos, refere o jornal que cita o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, para referir que um dos caminhos a adotar nos incentivos pode passar pela garantia de um aluguer a preço acessível.

Fonte: Expresso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here