Início Rubricas O fim das turmas com dois ou mais anos de escolaridade

O fim das turmas com dois ou mais anos de escolaridade

9
0
COMPARTILHE

Há pessoas com aptidão natural para as artes, para a medicina, ou para a liderança política. Eu tenho essa aptidão virada para a educação de crianças. A forma como comunico transmite-lhes, confiança, cumplicidade e vontade de aprender. Por vezes a distância que é devida ao professor que se aproxima assim é quebrada, no limite chega  ao limiar da indisciplina, por vezes também despoletada por ciúmes de atenção, que num grupo maior prejudica as aprendizagens.

Numa turma com diversos níveis de aprendizagem, em que o professor tem que se dividir em vários, é preciso organizar os tempos e o trabalho previamente planificado ao pormenor, e fazer acreditar os alunos  nas suas capacidades de realização no trabalho autónomo.
Quando numa turma se soma aos níveis diversos, a presença de um ou dois alunos, por natureza  perturbadores, todo o trabalho pode ser posto em causa.
Apelo pois ao Senhor ministro, que no próximo ano letivo, ajude a que turmas de vários anos, com muitos níveis de aprendizagem e alunos com problemas de natureza disciplinar graves, não sejam mais aceites, para benefício dos alunos, dos professores, dos pais e do futuro deste país.

Duilio Coelho

Autor do blogue Primeiro Ciclo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here